Caminhos para qualificação da Medicina de Família e Comunidade

Andrea Augusto Castro

Resumo


Introdução: As evidências científicas internacionais mostram que sistemas orientados por cuidados primários são mais efetivos, quando exercidos por médicos generalistas treinados.

A gestão municipal fez um movimento positivo para ampliação da cobertura da população carioca (40%), e existe uma preocupação com a qualificação, sendo criado um programa de residência médica com 60 vagas em MFC em 2012.

Objetivos: Visa responder a justificativa do investimento em programa de residência como estratégia para qualificação, e identificar o alcance preliminar das melhorias e mudanças.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Este trabalho foi desenvolvido a partir do estudo de caso do programa de residência da Secretaria Municipal do Rio de Janeiro em entrevistas com gestor, revisão bibliográfica e análise documental, utiliza como marco, o método lógico de avaliação de programas em saúde.

Resultados: Alguns resultados preliminares levantados mostram que: foram 118 residentes, com uma taxa de ocupação de 73% das vagas ofertadas, como fala o gestor: “Além da integração com as Universidades, paralelamente foi possível investir num programa nosso, capaz de preparar em quantidade sem abrir mão da qualidade.”

Podemos levantar algumas melhorias, entre as quais: maior nível de satisfação dos usuários através do monitoramento da ouvidoria; não houve diminuição da oferta de serviços nas unidades com residentes, além dos encaminhamentos para a atenção secundária serem realizados em menor quantidade e mais adequados nas unidades com médicos de família.

Conclusão ou Hipóteses: Um dos caminhos para preparar médicos para a vida profissional visando atender as necessidades sociais do país, é através da residência médica, por ser uma modalidade de treinamento em serviço, sob supervisão e capacitação na especialidade.


Palavras-chave


Qualificação Profissional; Residência Médica; Treinamento em Serviço

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.