Capacitação na Atenção Primária para assistência integral à pessoa com doença falciforme

Mila Lemos Cintra, José Nélio Januario, Mitiko Murao, Aline Poliana Silva Batista, Katy Karoline Santos Diniz

Resumo


Introdução: Visando a assistência integral da pessoa com doença falciforme e a reciclagem dos profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS), o Centro de Educação e Apoio para Hemoglobinopatias (CEHMOB), em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e apoio do Ministério da Saúde iniciou em 2010 uma estratégia de capacitação de profissionais graduados e atuantes na APS.

Objetivos: Descrever os componentes do processo de formação de facilitadores do curso “Doença Falciforme: linha de cuidados na Atenção Primária”: as ações, os recursos, tanto materiais quanto humanos, e os produtos gerados.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Os profissionais indicados pela gestão municipal foram convidados a participar do curso “Doença Falciforme: linha de cuidados na Atenção Primária”, na modalidade educação a distância (EAD) com carga horária de 90h. O curso é composto por cinco módulos: (1) Ações de vigilância à saúde da criança com DF na Unidade Básica de Saúde/Estratégia Saúde da Família (UBS/ESF), (2) Ações de vigilância à saúde do adolescente e adultos com DF na UBS/ESF, (3) Abordagem dos eventos agudos na UBS/ESF, (4) A conduta na UBS/ESF frente ao portador de traço e de outras hemoglobinopatias, (5) Atividade final: Estratégias de replicação dos conhecimentos para a equipe da ESF.

Resultados: De acordo com a proposta do projeto “Doença Falciforme: linha de cuidados na Atenção Primária”, os aprovados no curso EAD farão a replicação do conteúdo a todos os profissionais que integram a equipe da ESF/APS. De 2010 a 2012 participaram do curso 749 profissionais e destes 459 foram aprovados e estão aptos a contemplar a próxima etapa do projeto, possibilitado pelo apoio da gestão municipal e CEHMOB-MG.

Conclusão ou Hipóteses: A estratégia de capacitação permite o manejo correto visando à diminuição da morbimortalidade causadas pelas intercorrências da DF. Fica demonstrada a relevância e a efetividade da estratégia de capacitação para a disseminação do conhecimento para ESF/APS, visando o reconhecimento e assistência integral dos pacientes com doença falciforme residentes na área de abrangência.


Palavras-chave


Doença Falciforme; Educação em Saúde; Atenção Primária

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.