Avaliação do perfil nutricional em escola pública do município de Guarulhos - SP

Tatiane Ayupe de Oliveira, Lucas Pires Ventura, Joana Barradas, Pamela Cuzmar Fonseca

Resumo


Introdução: A antropometria é um importante método de diagnóstico nutricional de crianças devido a facilidade de realização e possibilidade de comparação com o padrão de referência baseado em estudos populacionais. Seu estudo possibilita o diagnóstico precoce de distúrbios nutricionais, evitando prejuízos no crescimento e desenvolvimento infantil, a partir de uma prevenção e tratamento precoce.

Objetivos: Principal: Avaliar o perfil nutricional de estudantes com idade entre 8 e 13 anos. Específicos: Identificar riscos nutricionais e prevenir doenças como obesidade e baixo peso.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Critérios de Inclusão: 1. Ter idade entre 8 e 13 anos; 2. Estudar em escola pública do Município de Guarulhos; 3. Realizar medidas antropométricas (peso/altura) durante o mês de março/2012; 4. Autorização prévia dos responsáveis; 5. Análise de IMC e classificação de acordo com as curvas da Organização Mundial de Saúde; 6. Análise estatística planilha excell.

Resultados: Foram avaliadas 330 crianças com idade média de 11 anos e 7 meses, sendo idade média 11 anos 3 meses do sexo feminino e 11 anos e 8 meses do sexo masculino, observamos incidência de obesidade e sobrepeso em 48% dos pacientes estudados, predominando no sexo feminino em um 27% e em 21% no sexo masculino. A incidência de baixo peso foi de 6% sem predominância de sexo. Risco para baixo peso (34%)

Conclusão ou Hipóteses: Houve inversão no perfil nutricional infantil, predominando obesidade e sobrepeso, atribuído a hábitos alimentares incorretos, sedentarismo e susceptibilidade genética. A equipe deverá analisar fatores relacionados a obesidade da criança para prevenção de agravos no futuro. Propomos criar um grupo multidisciplinar de controle da obesidade infantil a fim de modificar a qualidade de vida.

 


Palavras-chave


Atenção Primária; Colpocitologia Oncótica; Estratégias em Atenção Primária

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.