Cine PET e PET saúde ananindeua: a arte de ensinar e cuidar

Claudia Marques Santa Rosa Malcer, Agatha Brenda Castro Silva, Carla Andréa Avelar Pires

Resumo


Introdução: O Cine PET trata-se de um projeto piloto desenvolvido no PET Saúde Ananindeua-UFPA que pretende disseminar a promoção à saúde estimulando o envolvimento da comunidade através de debates e da exibição de filmes.

Objetivos: Descrever a experiência das ações do Cine PET que visa buscar romper com os limites geográficos impostos pela arquitetura universitária, estimulando o deslocamento e convivência dos estudantes em uma nova atmosfera de aprendizagem e próxima da comunidade.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Os encontros do Cine Pet possuem caráter temático organizados em temporadas anuais, de exibição em 2011 e 2012. A escolha dos temas foi de acordo com as necessidades da Unidade local, utilizando filmes e sequências fílmicas, sendo esta última especialmente para grupos de abordagem breve como as salas de espera. E para estimular ainda mais o diálogo consistente e envolvimento do público, foram realizadas atividades lúdicas através de jograis, teatros com fantoches e palestras como estratégias educativas complementares.

Resultados: Com a criatividade da equipe de saúde, vários filmes foram utilizados para estimular as ações e debates sobre assuntos importantes para a comunidade local, como por exemplos realizou-se o Cine Pet na Saúde bucal através do filme “Rio”; sobre o estresse e qualidade de vida, foi utilizado na sequência fílmica “ O Galinho Chicken Little”; sobre sono e qualidade de vida, na sequência fílmica “Ratatouille”; sobre autocuidado físico e mental e hiperdia, na sequência fílmica “Gnomeu e Julieta”. Todas as atividades tiveram a participação de grande parte dos convidados, onde mostraram inclusive interesse não só pelo filme e sim pela discussão gerada após as exibições.

Conclusão ou Hipóteses: Em consonância com o Ministério da Saúde, evidenciou-se a importância da promoção à saúde utilizando novas estratégias educativas, enfatizando a necessidade de estabelecer diversificação das práticas de educação em saúde para melhorar a atenção à saúde. Assim, é primordial a participação da Universidade no diálogo com as Estratégias Saúde da Família para a execução destas atividades.


Palavras-chave


Cinema; Educação em Saúde; Abordagem Multiprofissional

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.