Avaliação geriátrica ampla no diagnóstico de hipovitaminose por b12

Carlos Adriano Gazanego Pontes, Tayene Albano Quintella, Davi Vargas Freitas Teixeira, João Amaral Galvão, Daiane Azevedo Carneiro

Resumo


Introdução: A Avaliação Geriátrica Ampla tem como propósito diagnosticar precocemente doenças do envelhecimento, visando prevenção de internações e desfechos clínicos desfavoráveis. As manifestações clínicas da deficiência de vitamina B12 são polimórficas, sendo causa de demência reversível e necessitando qualificação do profissional de saúde para sua pesquisa e manejo terapêutico.

Objetivos: Quantificar os idosos adscritos ao território de abrangência da UBS, com dosagem sérica de vitamina B12, identificar os casos de hipovitaminose, avaliar a adesão da reposição prescrita e os sinais e sintomas encontrados.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Foi realizado o levantamento de prontuários, gerando um total de 381 idosos adscritos em 5 micro-áreas; identificação dos casos de hipovitaminose (níveis séricos abaixo de 180 pg/mL); busca ativa desses pacientes em domicílio; avaliação sintomática da enfermidade (anemia megaloblástica associada a sintomas neurológicos com frequente aparecimento da tríade fraqueza, glossite e parestesias) e acompanhamento dos pacientes com esquema terapêutico instituído.

Resultados: Em 2012 o atendimento à população idosa representou 19,6% das consultas (2840 atendimentos). Nas 5 micro-áreas estudadas, encontrou-se 19 casos de deficiência de vitamina B12 e indicado reposição conforme esquema: Vitamina B12 5000 UI IM uma vez por semana no primeiro mês; Vitamina B12 5000 UI 2 aplicações com intervalo de 15 dias no segundo mês; Vitamina B12 5000 UI mensal do terceiro mês ao sexto mês. Solicitado então nova dosagem sérica de Vitamina B12. Quatorze pacientes aderiram satisfatoriamente ao tratamento proposto, relatando melhora dos sintomas (memória, fraqueza muscular e quedas).

Conclusão ou Hipóteses: Cinco idosos não seguiram tratamento proposto. Observou-se que 48,4% dos idosos foram avaliados com a dosagem sérica, necessitando, pois, maior disponibilidade da equipe técnica para identificar precocemente esses casos. Treinamentos práticos são uma grande estratégia de ensino-aprendizagem que divulga e utiliza instrumentos imprescindíveis `a avaliação do cidadão idoso de forma integral.

 


Palavras-chave


Anemia Megaloblástica; Saúde do Idoso; Avaliação Geriátrica Ampla

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.