Experiência exitosa em saúde mental: consultório de rio no interior do Amazonas

Zilmar Augusto de Souza Filho, José Setemberg Ferreira Rabelo, Clene Lopes Ramos, Prisca Dara Lunieres Pêgas, Sandra Greice Becker

Resumo


Introdução: Vivenciando o contexto de saúde mental em um município do médio Solimões, no Amazonas, propôs-se o projeto Consultório de Rua. Nesse cenário amazônico, o consultório de rua passa a ser de Rio que funciona como corredor internacional por onde passa o tráfico de drogas e a população ribeirinha que nele circula acaba sendo aliciada para operacionalizar esse comércio, sendo conhecidas como "mulas".

Objetivos: Relatar uma experiência exitosa de educação em saúde junto à população ribeirinha em ações de prevenção ao consumo abusivo de drogas através da redução de danos.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Trata-se de um relato de experiência de implantação e implementação de ações estratégicas que visaram a promoção da saúde em comunidades ribeirinhas na região do médio Solimões no estado do Amazonas. Utilizou-se como referencial teórico metodológico o Plano de Enfrentamento do Crack - PIEC, normatizado pelo Decreto n° 7.179, de 20 de maio de 2010, integrante da Política Nacional de Redução de Danos do Ministério da Saúde do Brasil. Outros materiais que serviram de suporte para as ações desenvolvidas foi o material de trabalho para a II Oficina Nacional de Consultórios de Rua do SUS, publicado em 2010.

Resultados: As ações de saúde nesta comunidade tiveram duração de um ano e além de cartografar a região, trabalhou com a política de redução de danos na prevenção do uso abusivo de álcool e outras drogas, bem como de doenças sexualmente transmissíveis com distribuição de preservativos em períodos de festividades na região. Utilizou-se como estratégia rodas de conversa com as lideranças comunitárias. Nas escolas foram desenvolvidas palestras sobre as consequências para a saúde do consumo de drogas. Nas festividades sociais a equipe abordava os participantes com distribuição de preservativos como estratégia de aproximação para orientações de redução de danos.

Conclusão ou Hipóteses: Esse trabalho possibilitou uma experiência inédita e exitosa de aproximação com a população ribeirinha, a redução de danos e ações que envolveram a promoção da saúde desta população. O retrato obtido nesta experiência nos possibilitará futuras ações de pesquisa e intervenção.


Palavras-chave


Saúde Mental; Comportamento de Procura de Droga; Promoção da Saúde

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.