Faixa etária predominante de internações por diabetes em crianças no Brasil

Simone Haru Sawaki de Melo e Silva, David Américo de Assunção Júnior, Michel Quaresma Rodrigues, Marcela de Souza Figueira

Resumo


Introdução: No Brasil, estima-se que a prevalência e a incidência da diabetes em indivíduos menores de 14 anos sejam de 4/10 mil e 8/100 mil habitantes, respectivamente. E a tendencia é que haja um crescimento do número de crianças com diabetes, devido aos novos hábitos de vida na infância, como consequência do avanço tecnológico e da urbanização.

Objetivos: Verificar a faixa etária predominante de internações por diabetes em crianças de 0 – 9 anos, para melhor direcionar as ações preventivas contra a diabetes em crianças.

Metodologia ou Descrição da Experiência: A pesquisa utilizou as bases de dados do Datasus, obtidos pela morbidade Hospitalar do SUS - por local de internação – Brasil, cujo foco foram as internações. Foram incluídos dados que abordassem internações por diabetes em crianças na faixa etária de 0 – 9 anos, no período de janeiro de 2008 a novembro de 2012. Foram excluídos todos os dados que não obedeciam aos critérios de inclusão da pesquisa.

Resultados: Constatou-se que a faixa etária predominante nos dados é de 5 - 9 anos, devido às crianças nesta idade estarem mais sujeitas ao sedentarismo, a falta de atividade física e a má alimentação, predispondo a prevalência de obesidade infantil, o que é um fator de risco para o desenvolvimento da diabetes.

Conclusão ou Hipóteses: Conclui-se que a faixa etária mais acometida pelas internações por diabetes é de 5 - 9 anos.Por isso, um direcionamento das ações preventivas para os pais que tenham crianças nesta faixa etária devem ser intensificadas, alertando-os da importância da adoção de estilo de vida saudável, com ênfase numa dieta balanceada e prática regular de exercícios físicos.


Palavras-chave


Diabetes; Crianças; Prevenção

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.