Busca ativa de gestantes para atendimento odontológico, centro de saúde waldomiro lobo

Lázaro Cassiano Pereira Filho, Maria das Graças Tadeu Cerqueira, Eliana de Oliveira Nascimento, Luiza de Marilac Resende

Resumo


Introdução: O Ministério da Saúde propõe a oferta de atendimento odontológico à gestantes, como forma de assegurar mais saúde às mulheres nesta condição. Propõe ainda diretrizes segundo as quais os profissionais de Saúde Bucal estabeleçam rotinas incluindo atenção a gestantes de sua área de abrangência.

Objetivos: Descrever uma ação de busca ativa de gestantes para atendimento odontológico por uma Equipe de Saúde Bucal (ESB), no Centro de Saúde (C.S.) Waldomiro Lobo, Belo Horizonte. Minas Gerais.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Foi mobilizada uma ESB, no período de 7:30hs às 9:00 hs da manhã, no período entre julho e setembro de 2012, para busca ativa de gestantes, como uma das forma de acesso deste grupo de pessoas ao atendimento odontológico. A equipe captava as gestantes, por meio de convite verbal, para avaliação odontológica. A ação acontecia no momento em que aguardavam atendimento pelo ginecologista. Foi disponibilizado um consultório para a ESB, próximo do consultório de ginecologia. A partir da avaliação, as gestantes eram direcionadas para as respectivas ESB, dando continuidade ao tratamento odontológico necessário. Recebiam também, durante a avaliação, kit de higiene oral, com escova, fio e creme dental.

Resultados: Foram avaliadas 61 gestantes, de um total de 89 gestantes captadas pelo Centro de Saúde em 2012. Isto representa 68,53% de cobertura da 1ª consulta em atendimento odontológico a gestantes. Além da avaliação deste grupo de pessoas, tiveram também acesso a uma forma de atendimento, seja preventivo, cirúrgico ou restaurador, de acordo com as necessidades específicas da cada uma delas.

Conclusão ou Hipóteses: Esta ação encontra-se de acordo com propostas do Ministério da Saúde e de programas a nível estadual e municipal; entende-se que é uma ação importante, podendo ser ampliada, de acordo com a disponibilidade das ESB e de espaço no Centro de Saúde, para que traga cada vez mais benefícios à saúde de sua população adscrita.




Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.