Movie-mente-se: problematização da saúde mental do universitário pelo PET saúde UFG

Thalles Braga Fonseca, Elaine Rodrigues Rosa, Cibele Souto de Paiva, Patrícia Amorim

Resumo


Introdução: O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET) é uma proposta de integração ensino-serviço que visa à mudança na formação dos profissionais de saúde, segundo as necessidades e prioridades do SUS, entre as quais a Saúde Mental (SM). O Programa Saudavelmente, responsável pela atenção em SM aos estudantes da UFG, é um serviço colaborador do PET SM UFG/Secretaria de Saúde de Goiânia (SMS).

Objetivos: Esse trabalho relata o desenvolvimento de uma atividade integradora do PET SM UFG/SMS - Movie-Mente-se - conduzida pelos monitores em estágio no Programa Saudavelmente, que objetivou promover a discussão sobre o normal e o patológico em SM e sobre a SM do estudante da UFG, no contexto do PET SM.

Metodologia ou Descrição da Experiência: O Movie-Mente-se propõe a construção de conhecimento em SM através da discussão de filmes. O primeiro evento aconteceu na FEN, em dezembro 2012, com duração de 4h e participação de 12 monitores, 2 tutores e 12 preceptores do PET SM. O filme “O Alienista” foi apresentado e a discussão foi conduzida através da metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez, tendo como questões norteadoras: a) concepções do normal /patológico em SM no filme e nos serviços do PET SM; b) padrões de normalidade na UFG; (c) fatores da vida universitária que favorecem e prejudicam a SM do estudante; d) sugestões para melhorar a SM do estudante UFG. Monitores PET SM facilitaram e registraram a atividade.

Resultados: Os estudantes apontaram dificuldades enfrentadas na universidade que contribuíam para o comprometimento da SM, tais como: a carga horária excessiva, a falta de compromisso dos professores, a falta de comunicação entre as disciplinas, a sobrecarga de atividades e a preparação insuficiente para o mercado de trabalho. As estratégias utilizadas pelos estudantes para lidar com o estresse também foram citadas, como os momentos de lazer com os amigos e o equilíbrio entre a dedicação ao curso e a si próprio. Espaços de convivência adequados para descanso e integração, além de mudança curricular foram apresentados como mudanças necessárias para uma graduação saudável.

Conclusão ou Hipóteses: O Movie-Mente-se permitiu o exercício da aprendizagem problematizadora pelos membros do PET SM, que identificaram fatores estressores à SM do universitário da UFG e propuseram ações para mudar essa realidade, como a criação do “Cantinho de Respouso” nas unidades acadêmicas e a valorização da diversidade. Afinal, “porque ser normal, se você pode ser você mesmo”?


Palavras-chave


Saúde; Estudantes; PET

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.