O papel do supervisor de campo no PMAQ-AB em MG/SP – NESCON/UFMG

Antônio Thomaz Gonzaga da Matta Machado, Ângela Maria de Lourdes Dayrell de Lima, Vanessa Florêncio Carneiro, Simone Cristina Rodrigues, Alaneir de Fatima dos Santos

Resumo


Introdução: Em pesquisas de âmbito nacional, a complexa logística da coleta de dados exige a adoção de diversos procedimentos para assegurar a qualidade dos dados. Nesse contexto, surge a necessidade de contar com supervisores que assumam a função de acompanhar, avaliar e orientar as equipes de avaliadores em campo, evitando erros na coleta de dados e falhas na cobertura da pesquisa.

Objetivos: Caracterizar as principais atribuições do supervisor de trabalho de campo a partir da experiência realizada pela equipe do Núcleo de Educação em Saúde Coletiva (NESCON) da UFMG na realização da avaliação externa do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB).

Metodologia ou Descrição da Experiência: A seleção de supervisores e avaliadores foi realizada através de edital público. Como pré-requisito, o supervisor deveria ter nível superior, experiência na área de saúde e em pesquisa. Além da capacitação de 24 horas sobre aplicação dos instrumentos, o supervisor participou ainda de uma capacitação adicional de 8 horas sobre as especificidades de suas funções. O supervisor era responsável pela organização da equipe em campo, dando suporte aos avaliadores, solucionando problemas e intermediando o contato entre gestores e a coordenação do PMAQ no NESCON. Os instrumentos utilizados para analisar o papel dos supervisores foram o diário de bordo e o relatório de campo, enviado semanalmente.

Resultados: A avaliação externa do PMAQ realizada pelo NESCON em 2012 coletou informações das equipes de saúde de 545 municípios em MG e 574 em SP. Para a coleta de dados da pesquisa foram formadas equipes com dois avaliadores e um supervisor, totalizando 150 equipes de supervisores e avaliadores em campo. O supervisor foi responsável pela aplicação do Módulo II (avaliação de qualidade das equipes de saúde aderidas ao Programa) e supervisão dos avaliadores que aplicaram os módulos I (censo de infraestrutura da unidade básica de saúde) e III (entrevista com usuários). Ao supervisor coube ainda o envio dos diários de bordo e relatórios de campo dos avaliadores para a coordenação do PMAQ/NESCON.

Conclusão ou Hipóteses: Na realização do trabalho de campo da pesquisa PMAQ, o papel do supervisor foi de fundamental importância para a qualidade dos dados. Observou-se que os supervisores com experiência na área da saúde e familiaridade com a Atenção Básica desempenharam suas funções com mais qualidade. Esses serão critérios reforçados em próximas etapas do PMAQ tanto na seleção como na capacitação desses supervisores.

 



Palavras-chave


Pesquisa em APS; Avaliação APS; Metodologia de Pesquisa

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.