Organização da demanda em saúde bucal pela Estratégia Saúde Da Família

Maria de Fátima Nunes, Danielly Santana de Souza, Tatiana Oliveira Novais, Ludmilla Fernandes Stevam Santos, Mary Anne de Souza Alves França

Resumo


Introdução: Embora seja de grande relevância, no Brasil, existem poucos trabalhos que se referem à organização da demanda. A Ficha de Promoção da Equidade em Saúde Bucal (FSB) implantada em 2009, em Goiânia- capital de Goiás, busca organizar a demanda em saúde bucal de acordo com o princípio da equidade do Sistema Único de Saúde.

Objetivos: O objetivo desse estudo foi conhecer o perfil do cirurgião-dentista (CD) que atua na Estratégia de Saúde da Família de Goiânia-GO (ESF) e suas percepções sobre a Ficha de Promoção da Equidade em Saúde Bucal.

Metodologia ou Descrição da Experiência: O estudo do tipo transversal foi aprovado pelo Comitê de Ética do Hospital das Clínicas. O instrumento de pesquisa foi um questionário auto-aplicável a todos os cirurgiões-dentistas da ESF em 2011, contendo perguntas abertas e fechadas. Foi realizada análise descritiva e inferencial, utilizando o programa SPSS, versão 17.

Resultados: Setenta e dois (77,4%) dos CD responderam ao questionário. A maioria dos profissionais é do sexo feminino, tem média de 2,7 anos de atuação na ESF, trabalha no Distrito Sanitário Noroeste (27.8%) e possui boa formação em saúde coletiva. Todos os CD da ESF relataram conhecer a FSB total ou parcialmente, a maioria utiliza a FSB para priorizar o atendimento clínico em Saúde Bucal e 20% não a utilizam ou não utilizam de forma contínua. Sessenta e oito por cento dos profissionais afirmam existir um protocolo para a aplicação da FSB e que tanto eles como os ACS receberam treinamento para a sua utilização.

Conclusão ou Hipóteses: Há aspectos positivos e negativos da FSB reconhecidos pelos cirurgiões-dentistas que a utilizam. Há aceitação parcial da FSB pelos profissionais, mas existe necessidade de reformulação da mesma e de ampliar a discussão visando atingir esse propósito.




Palavras-chave


Equidade; Acesso aos Serviços de Saúde; Odontologia

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.