Perfil clínico-epidemiológicos dos pacientes diabéticos da Estratégia Saúde da Família 1, Guanabara

Monique de Almeida Pinto, Valéria de Queiroz Moura, Marina de Souza Lucena, Vitor Hugo Fernandes Rodrigues

Resumo


Introdução: A Diabetes Mellitus (DM) é considerada uma epidemia mundial, o que se configura como um grande desafio para os sistemas de saúde existentes. A partir desta situação, após a criação da Estratégia Saúde da Família(1994), percebeu-se que era necessário direcionar a saúde para áreas específicas. Com isso, em 2001, o Ministério da Saúde implantou o HIPERDIA.

Objetivos: Descrever as características clínicas-epidemiológicas dos pacientes diabéticos da microárea 5 da ESF 1 cadastrados no programa HiperDia.

Metodologia ou Descrição da Experiência: É um trabalho transversal, sendo a amostra composta por 29 pacientes, onde os critérios de inclusão foram: pessoas com 20 anos ou mais que apresentavam algum dos tipos de diabetes, que estavam devidamente cadastradas no Programa HiperDia e que residiam na microárea 5 do ESF 1 da Guanabara. Foram excluídos: diabéticos com menos de 20 anos de idade e os que não residiam na microaréa 5 do ESF 1 da Guanabara. A coleta de dados foi feita através das fichas de cadastro do Programa HiperDia, da Ficha B-Dia e uma ficha padronizada pelas autoras deste trabalho.

Resultados: Constatou-se que o número de mulheres(68,97%) cadastradas no HiperDia é maior que o número de homens(31,03%),que a maioria dos pacientes encontram-se na faixa etária de 71 a 80 anos (37,93%), os fatores de riscos mais associados a estes são hipertensão arterial e sedentarismo (24,17%), onde a maior parte destes pacientes realizam dieta (82,76%).

Conclusão ou Hipóteses: O perfil destes pacientes são mulheres, na faixa etária de 71 a 80 anos, sedentárias com hipertensão arterial e realizadoras de dietas para diminuir sintomas do diabetes.






Palavras-chave


Diabetes Mellitus; Perfil Clinico-Epidemiológico; Hiperdia

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.