Perfil clínicoepidemiológico de idosos do Hiperdia da ESF Julia Seffer – Ananindeua - PA

Luiz Augusto Costa Duarte, Marineuza Jardim Azevedo, Lorrane Rocha da Cunha, Tereza Cristina Reis Ferreira, Lorena de Oliveira Gonçalves

Resumo


Introdução: A HAS e o DM apresentam alta prevalência na população ,e é responsável por provocar lesões em diferentes órgãos. O Sistema Hiperdia tem por finalidade o monitoramento dos pacientes captado no Plano Nacional de Reorganização da Atenção à HAS e DM, e gerar informação para aquisição, dispensão e distribuição de medicamentos aos pacientes cadastrados.

Objetivos: O objetivo deste estudo é analisar o perfil clínico - epidemiológico de idosos cadastrados no programa Hiperdia da estratégia da saúde da família e programa de agentes comunitários de saúde do conjunto Julia Seffer do Município de Ananindeua, PA.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Trata-se de um estudo do tipo observacional, retrospectivo, advindas de prontuários. Foram coletados dados referentes ao número de casos, sexo, idade, estado civil, hipertensão, diabetes, hipertensão e diabetes, tabagismo, sedentarismo e doenças associadas. O referido estudo obteve aprovação do CEP sob o CAAE 0050.0.323.000-11.

Resultados: Foram analisados 352 prontuários dos usuários cadastrados no Programa Hiperdia da UBS do Julia Seffer, Ananindeua-PA. Em relação ao número de idosos do sexo feminino obteve-se a freqüência de 57,67% (203) e do sexo masculino, de 43,33%. A média de idade foi de 70,01 anos, sendo que a média de idade dos idosos do sexo feminino foi de 69,93 anos e do sexo masculino foi de 70,06 anos. Quanto ao Estado Civil obteve-se que 58,81% (207) eram casados, 25,57 % ( 90) viúvos e 15,63% (55) solteiros. Quanto à presença de Diabetes, Hipertensão e Diabetes/ Hipertensão obteve-se que 64,20% (226) dos idosos eram hipertensos, 22,16% (78) eram diabéticos e hipertensos; e 13,64% (48) eram diabéticos.

Conclusão ou Hipóteses: Foram evidenciados altos índices de hipertensão e diabetes nos idosos, sendo que estes podem nortear campanhas educativas para a comunidade assistida com intuito de minimizar os efeitos a longo prazo, haja vista com o aumento da perspectiva de vida dos idosos é uma meta obrigatória para qualquer plano de trabalho na esfera Municipal, Estadual e Federal, a qualidade de vidas dos Idosos.

 


Palavras-chave


Hipertensão; Diabetes; Estratégia Saúde da Família

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.