O uso de ácido tricloroacético no tratamento de úlcera cutânea refratária

Rejane Martins Reginaldi

Resumo


Introdução: A úlcera de extremidade é uma complicação importante do Diabetes que acomete aproximadamente 15% dos pacientes e consiste em uma das principais causas de hospitalização e amputação nesses. Seu tratamento ainda permanece um desafio apesar de diversas modalidades de tratamentos distintos. O uso do ácido tricloroacético (TCA) surge como nova modalidade no tratamento de úlceras resistentes.

Objetivos: Relatar um caso clínico atendido na Atenção Primária de paciente portador de úlcera diabética resistente ao tratamento convencional com debridamento químico, mecânico, controle de infecção e curativos diários, onde o resultado satisfatório com fechamento da lesão só foi obtido com uso de TCA tópico.

Metodologia ou Descrição da Experiência: ERD, 51 anos, negro, diabético, morador da Rocinha (Rio de Janeiro-RJ). Sofreu uma amputação de terceiro e quarto pododáctilo de pé direito, devido à diabetes sem tratamento e infecção cutânea, gerando uma ferida pós operatória aberta de aproximadamente 10cm em seu maior diâmetro.

Iniciou frequência de curativos diários com hidratação local, desbridamentos químicos e mecânicos na unidade por cerca de 4 meses com pouca evolução no quadro, eminentemente refratário ao tratamento.

Afastadas, então, possíveis patologias que não apenas o quadro cutâneo de úlcera por amputação, optamos por iniciar a aplicação tópica de ácido tricloroácetico (TCA) à 90% no leito e nas bordas da ferida semanalmente.

Resultados: No início do tratamento com TCA tópico a úlcera apresentava cerca 9,5cm em seu maior diâmetro e, sendo realizado sistematicamente a aplicação TCA à 90% 1x por semana, com desbridamentos mecânicos esporádicos e mantendo hidratação local, trocas de curativos e avaliações diárias, obtivemos em 7 semanas o resultado favorável de fechamento da úlcera por completo. TCA é um ácido esfoliante superficial, médio e profundo, dependendo de sua concentração, rotineiramente usado em dermatologia, para fins tanto patológicos quanto estéticos, porém seu uso no tratamento de úlceras é recente, mas documentado em literatura. Age promovendo necrose de coagulação até a derme, favorecendo a regeneração celular.

Conclusão ou Hipóteses: O uso do TCA tópico no tratamento de úlceras diabéticas mostrou-se um método aplicável na Atenção Primária e sugere alta eficácia no tratamento, com fechamento de úlceras em até 8 semanas, mesmo após meses de tratamento convencional. O resultado obtido neste caso se alinha com os obtidos em literatura internacional, porém é necessário maiores estudos para melhor avaliar a eficácia deste método.


Palavras-chave


Úlcera Cutânea; Ácido Tricloroacético; Diabetes

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.