Perfil das pacientes do programa PCCU na UBS de 2009 a 2011

Ivete Moura Seabra, Catarina Raquel Gemaque Barbosa, Caio Vinicius Botelho Brito, Carinne Costa Vieira, Vanessa Vitoria Oliveira Gonçalves Dias

Resumo


Introdução: A região norte apresenta elevados índices de câncer de colo de útero, a melhor maneira de lidar com estes dados é utilizar a prevenção, o qual a UBS e PSF são de suma importância utilizando a colpocitologiaoncotica como ferramenta para rastreio e intervenção em fazes iniciais.

Objetivos: Objetivos relatados na coleta da colpocitologia oncótica para o rastreamento do câncer de colo uterino da UMS Júlia Seffer em Ananindeua-PA entre Agosto de 2009 e Agosto de 2011, tais quais a idade das pacientes atendidas, primeiras consultas e resultados.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Foram colhidos dados nos prontuários de 839 pacientes, dividindo as pacientes em dois grupos: as de primeira consulta e continuadas, e suas idades divididas entre intervalos de 5 anos, também foram quantificados os resultados colpocitológicos.

Resultados: A pesquisa encontrou que existe predominância de primeiras consultas na faixa etária de 21 à 35 anos a média de idade para a procura do serviço é de 36 à 40 anos para ambos os grupos, sendo os principais resultados provenientes da microbiota normal da mulher: Lactobacillus sp. e Cocos. A incidência de leões sugestivas de câncer cervical foi de aproximadamente 0,5%.

Conclusão ou Hipóteses: Faz se necessário maior incentivo a mulheres mais novas procurarem fazer a colpocitologiaoncotica, além do maior estimulo a repetição anual do exame.


Palavras-chave


Câncer de Colo de Utero; Epidemiologia; Colpocitologiaoncotica

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.