Promovendo a prevenção de HAS em escolares da periferia de Belém - PA

Isamériliam Rosaulem Pereira da Silva, Michel Quaresma Rodrigues, Silviane Ribeiro Castilho, David Américo de Assunção Júnior, Réia Sílvia Lemos

Resumo


Introdução: Grande parte dos diagnósticos de Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) é mais frequente em pacientes com idade avançada, mas estudos relatam que a doença inicia na infância ou na adolescência. Os principais fatores atribuídos a HAS são o estilo de vida, incluindo hábitos alimentares inadequados, sedentarismo e obesidade.

Objetivos: Proporcionar o esclarecimento do público-alvo sobre a etiologia, sintomatologia e as consequências da HAS, visando à compreensão sobre a necessidade da tomada de medidas preventivas na busca da qualidade de vida sua e de seus familiares.

Metodologia ou Descrição da Experiência: As ações envolveram discentes dos cursos de Nutrição, Educação Física, Psicologia, Medicina e Odontologia que desenvolveram atividades extensionistas no período de Maio à Novembro de 2012, em escolas públicas da periferia de Belém, durante ações multiprofissionais de saúde. Previamente ao trabalho comunitário é feito levantamento bibliográfico sobre o tema para confecção de material didático/ilustrativo nas atividades com estudantes do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Resultados: Foram ministradas quatro palestras em escolas públicas da periferia de Belém, totalizando 310 pessoas, os quais eram estudantes dos níveis Fundamental e Médio, professores e funcionários de escolas públicas municipais (EM) e estaduais (EE) nos seguintes locais: EM ‘Amália Paumgartten’, EE ‘Benjamin Constant’, EE ‘Norma Morry’, EE ‘Humberto de Campos’. Todas a atividades foram bem recebidas pelos alunos, professores e funcionários, os quais se mostraram interessados sobre a prevenção e controle da patologia apresentada, realizando vários questionamentos e colocações acerca do assunto explanado.

Conclusão ou Hipóteses: O ambiente escolar como espaço favorecedor na realização de ações de promoção em saúde contribui para o maior conhecimento e compreensão por parte dos alunos sobre hábitos alimentares saudáveis, buscando prevenir a HAS e a detecção precoce de alterações e contribuindo para o desenvolvimento de programas de saúde de caráter preventivo.



Palavras-chave


Hipertensão Arterial; Educação Alimentar; Saúde Escolar

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.