Conferência familiar como ferramenta de cuidado: experiência num serviço de Atenção Primária

Roberto Silva Caldas, Georgiana de Alencar Portela, Carlos André Moura Arruda, Cristiane Gomes Moreira da Silva, Jacqueline Jaguaribe Bezerra

Resumo


Introdução: Conferência familiar é uma ferramenta de trabalho utilizada na Estratégia Saúde da Família (ESF) que objetiva produzir uma intervenção profissional (ou multiprofissional) no âmbito da família, bem como ajudar na resolução dos problemas que envolvem um ou mais dos seus componentes, quando o grupo familiar por diversas razões não está conseguindo encontrar solução mais adequada e harmonizadora.

Objetivos: Descrever uma intervenção da equipe da ESF de um serviço de Atenção Primária numa empresa de Autogestão, destacando a utilização da conferência familiar como ferramenta na solução de um impasse familiar e potencializadora do cuidado.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Durante uma reunião da equipe multiprofissional foi procedido o relato do caso e discutida a necessidade de uma intervenção para a participante “Flor”, devido esta se contrapor à qualquer opção de controlar sua obesidade mórbida. A conferência familiar auxiliou em seu processo de cuidado, após a realização de quatro momentos estando presentes Dona Flor e seus familiares juntamente com a equipe de saúde desta Autogestão. Compreendidos os motivos de cada um e posta claramente a vontade de Flor em realizar a cirurgia, um acordo foi firmado entre as partes, no qual estabelecia uma regra disciplinar pré-operatória durante dois meses, hábitos saudáveis e apoio familiar à sua iniciativa.

Resultados: Os acordos foram cumpridos, Flor realizou a cirurgia tendo êxito do plano cirúrgico, sucesso do pós-cirúrgico e resposta terapêutica satisfatória dos meses subsequentes, considerando a redução progressiva no peso. Após o resultado satisfatório de seu IMC, ficou evidenciada a capacidade de resolutividade da Conferência Familiar como ferramenta de cuidado e a importância da sua aplicação em casos eleitos pela equipe sempre que ocorram entraves de comunicação que estejam comprometendo a saúde do participante que chega à unidade com a sua queixa, muitas vezes, enraizada nas relações familiares.

Conclusão ou Hipóteses: Inegável a influência do papel da família na origem, evolução, resolução ou perpetuação de problemas (orgânicos ou não) das pessoas que procuram serviços de saúde. O grau de satisfação dos resultados relatados aqui dá-nos a certeza de que é necessário que utilizemos mais a conferência familiar ampliando o nosso conhecimento e aperfeiçoando a nossa capacidade de manejo.

 


Palavras-chave


Atenção Primária à Saúde; Ferramenta de Abordagem Familiar; Obesidade

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.