Promovendo o uso racional de medicamentos em Ubajara-CE

Kamyla de Arruda Pedrosa, Grijalva Parente da Costa

Resumo


Introdução: O Uso Racional de Medicamentos depende de uma prescrição eficiente e da dispensação do medicamento bem orientada. A execução de estratégias educativas para promoção do uso racional de medicamentos é com o intuito de reduzir os riscos à saúde da população e divulgar informações referentes a prescrição racional.

Objetivos: O objetivo deste estudo foi promover o uso racional de medicamentos no município de Ubajara/Ce, com o intuito de disponibilizar informações sobre a Assistência Farmacêutica (AF) no Sistema Único de Saúde (SUS).

Metodologia ou Descrição da Experiência: Foi realizada capacitações para os trabalhadores das farmácias das Unidades de Saúde, para os Agentes Comunitários de Saúde e para os prescritores no município de Ubajara/Ceará, nos anos de 2009 à 2011. Foram realizados quatro cursos com aulas expositivas, ministradas por uma equipe multidisciplinar: farmacêutico, fonoaudiólogo, educador físico, nutricionista, fisioterapeuta e psicólogo. Durante os cursos foram expostos os Componentes da AF, a padronização de medicamentos no SUS divulgando a Relação Nacional de Medicamentos, o Formulário Terapêutico Nacional, os Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas, o financiamento da AF e sobre as bases legais e regras básicas da prescrição.

Resultados: Essa experiência resultou no aumento da adesão aos medicamentos padronizados na prescrição dos profissionais prescritores, no melhoramento do preenchimento adequado do receituário, contendo nome completo do paciente e a quantidade total de medicamento por tratamento, e não houve mais prescrições contendo “se necessário”. Desta forma, houve a promoção do Uso Racional de Medicamentos, através da educação continuada, promovendo ao usuário do SUS acesso aos medicamentos, mas de forma racional, incentivada pela disponibilidade da informação por processos de capacitação aos profissionais da saúde.

Conclusão ou Hipóteses: A educação continuada em saúde possibilitou qualificar os recursos humanos, trabalhadores das farmácias das unidades de saúde, agentes comunitários de saúde e prescritores, e favoreceu o uso racional de medicamentos.

 


Palavras-chave


Uso Racional; Medicamentos; Educação em Saúde

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.