Perfil epidemiológico de erros inatos do metabolismo na região Norte do Brasil

Paula Raimunda Araújo Teixeira, Samantha Costa dos Reis, Tainá Jacó de Carvalho, Mislene Cisz, Luiz Carlos Santana da Silva

Resumo


Introdução: Os Erros Inatos do Metabolismo (EIM) são doenças genéticas causadas geralmente por defeito enzimático que leva ao bloqueio de uma rota metabólica específica. O Laboratório de Erros Inatos do Metabolismo (LEIM/UFPA) realiza o diagnóstico de pacientes com EIM desde 1987, contribuindo com estudos epidemiológicos para a investigação dessas doenças genéticas na região Norte.

Objetivos: Descrever perfil epidemiológico dos pacientes com suspeita de EIM encaminhados ao LEIM/UFPA no ano de 2012.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Foram avaliadas 152 fichas de pacientes encaminhados ao LEIM com suspeita de EIM. Os dados obtidos foram analisados pelo programa Microsoft Excel 2010.

Resultados: Houve predominância de pacientes do gênero masculino (57,90%) em relação aos do gênero feminino (42,10%). Em relação à faixa etária dos pacientes com suspeita de EIM foram observadas as seguintes frequências: 44,74% para a faixa entre 0 a 2 anos; 18,42% entre 3 a 5 anos; 16,45% entre 6 a 10 anos; e 20,39 para maiores de 10 anos. Os principais sintomas relatados foram atraso do desenvolvimento neuropsicomotor (21%), convulsão (17%), distúrbios de comportamento (11,57%), hepatoesplenomegalia (7%), retardo neuropsicomotor (5%) e hipotonia (4%). A consanguinidade entre os pais e a presença de outros casos na família foram observadas em 13% e 45% dos pacientes, respectivamente.

Conclusão ou Hipóteses: Estudos epidemiológicos da incidência de EIM na Região Norte são importantes para definir políticas de saúde que norteiem o diagnóstico, tratamento e acompanhamento dos EIM. Estratégias entender o quadro clínico dos EIM podem auxiliar na melhora da qualidade de vida dos pacientes.






Palavras-chave


Erros Inatos; Perfil Epidemiologico; Laboratório de Erros Inatos

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.