Proposta de protocolo assistencial para diabetes mellitus em redes integrais de saúde

Paulette Cavalcanti de Albuquerque, Luciana Camelo de Albuquerque, Fabiana de Oliveira Silva Sousa, Dinalva Lacerda Cabral

Resumo


Introdução: Introdução: O Diabetes Melittus (DM) é uma das doenças crônicas mais prevalentes no mundo. Em 2030, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), aproximadamente 366 milhões de pessoas serão diabéticas. Diante desse desafio epidemiológico, a utilização de protocolos clínicos ajudam a melhorar o processo de cuidados de saúde e assegurar o uso eficiente dos recursos de saúde.

Objetivos: Apresentar proposta de classificação de risco clínico e protocolo assistencial para DM, baseado em análise documental e grupo de consenso.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Trata-se de um estudo qualitativo realizado através de análise documental de protocolos clínicos de DM, publicados no período de 2006 a 2012, nos sites das secretarias de saúde de municípios de grande porte, Ministério da Saúde e Sociedade Brasileira de Diabetes. Essa análise foi discutida em um grupo de consenso formado por Médicos de Família.

Resultados: Foram analisados 8 protocolos que atenderam aos critérios de inclusão da pesquisa. Os dados referentes a classificação de risco clínico e recomendações sobre tipos e freqüências de exames e consultas foram sistematizados e analisados para verificar grau de concordância entre as recomendações. Em seguida, esses resultados foram discutidos no grupo de consenso. Como resultado principal, construiu-se uma proposta de protocolo assistencial baseado em uma classificação de risco clinico para DM.

Conclusão ou Hipóteses: Os protocolos estudados tem alto grau de concordância e possibilitou a construção de protocolo-síntese, podendo ser usado na APS e colaborar na melhoria da eficiência do cuidado em saúde.


Palavras-chave


Diabetes Mellitus; Protocolos Assistenciais; Planejamento Assistencial

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.