Educação permanente como apoio na implantação do PMAQ na saúde da família

Adriana Vieira, Tarcilla Dhein Sanches, Mariane Ceron, Ramiro Anthero de Azevedo

Resumo


Introdução: Uma das iniciativas atuais do Ministério da Saúde centradas na qualificação da Atenção Básica é o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ). Visando inserir as equipes de ESF neste contexto, a Diretoria de Educação Permanente da SPDM/PAIS desenvolveu uma proposta de apoio às equipes de ESF.

Objetivos: Sensibilizar os profissionais quanto aos conceitos, objetivo e importância do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica e da Autoavaliação para o processo de trabalho.

Metodologia ou Descrição da Experiência: A equipe de preceptores da SPDM/PAIS reuniu-se com as equipes de ESF no território para realizar oficinas onde foram apresentados e discutidos os conceitos do PMAQ e suas fases: contratualização, desenvolvimento, avaliação externa e recontratualização; problematização do instrumento de Autoavaliação para Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (AMAQ) bem como o desenvolvimento das matrizes de intervenção decorrentes da AMAQ e rodas de conversa para discussão do Documento Síntese da Avaliação Externa.

Resultados: Sensibilização dos profissionais da ESF quanto à importância do Programa; Maior integração entre as equipes das unidades de saúde; Criação de um espaço coletivo de discussão e reflexão sobre a implantação PMAQ, processo de trabalho e indicadores de monitoramento e desempenho; Motivação para a construção da autonomia dos sujeitos através da problematização, da socialização de saberes e da reflexão voltada para a ação; 95,16% avaliadas como ótimas e boas.

Conclusão ou Hipóteses: Frente ao desafio proposto pelo PMAQ foi necessária a mobilização da educação permanente como uma ferramenta de apoio para as equipes com o objetivo de informar e incitar a reflexão para reorganizar o processo de trabalho e consequentemente, melhorar a qualidade da assistência no seu território de atuação, com atenção focada na melhoria dos indicadores de saúde.


Palavras-chave


Educação Permanente; PMAQ; Estratégia Saúde da Família

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.