Realização do exame citopatológico na comunidade de Quatro Bocas Pará, Brasil

Ana Tereza Alves de Carvalho Chaves, Ismaisa Fátima Alves de Carvalho, Josinaide Quaresma Trindade, Ana Lídia Queiroz Cavalcante, Mihoko Yamamoto Tsutsumi

Resumo


Introdução: A detecção precoce do câncer do colo do útero (CCU) por meio do exame citopatológico, permite a detecção das lesões precursoras e da doença em estágios iniciais, antes mesmo do aparecimento dos sintomas. Por esse motivo, é de fundamental importância trabalhar a prevenção de CCU em comunidades com o intuito de garantir o tratamento adequado as pacientes que buscam por esse tipo de atendimento.

Objetivos: O projeto “Trabalhando A Prevenção de câncer na capital e em comunidades do interior do estado do Pará” que é financiado pela PROEX/UFPA tem como principal intuito trabalhar a prevenção de câncer do colo do útero, nas populações urbanas e rurais do estado do Pará.

Metodologia ou Descrição da Experiência: No período de 02 á 03 de julho de 2012, foi realizada uma programação no Hospital Amazônia da comunidade de Quatro Bocas Pará, Brasil que teve como principio básico, ofertar a população feminina da localidade informações sobre a importância de realizarem o exame anualmente. Pois foi analisado, em outras intervenções que o projeto realizou, que a explicação de como é feito o papanicolaou, é a etapa de fundamental importância para a adesão ao procedimento. Depois do esclarecimento de como é realizado o exame foi aplicado o papanicolaou gratuitamente.

Resultados: Foram realizados 94 exames de PCCU em mulheres de 21 a 72 anos, no qual, 87,23% (n = 82) apresentaram relacionamentos estáveis; 42,55% (n = 40) dos casos não utilizava camisinha; 25,53% (n = 24) não usam anticoncepcionais orais; 38,29% (n = 36) não são fumantes; o início da vida sexual variou de 13 a 28 anos, com média de 20,5 anos; o número de parceiros sexuais variou de 2 a 8, com média de 5 e o número de filhos variou de 1 a 5, com média 2,3. O exame de Papanicolaou classificou 53,19% (n = 50) dos esfregaços como inflamatórios, além de 2,12% (n = 2) contendo células escamosas alteradas, destacando-se um caso sugestivo de lesão intraepitelial de alto grau (HSIL).

Conclusão ou Hipóteses: Dentre todos os tipos de câncer, o CCU , é o que apresenta um dos mais altos potenciais de prevenção e cura, quando diagnosticado precocemente.Vale ressaltar, que esse projeto contribui na qualidade de vida das pacientes que foram atendidas, pois com o diagnóstico a disposição e a procura de tratamento adequado contribuirão para a diminuição da mortalidade por esse tipo de enfermidade.


Palavras-chave


Câncer de Colo de Útero; Informações; Prevenção

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.