Realização do “dia da mulher”em unidade de saúde de família

Adriana da Paz Mendonça, Adriana Piotto Hespanhol, Maria Xadia Haddad, Mayra Gonçalves Aragon

Resumo


Introdução: A Estratégia de Saúde da Família é cenário propício para intervenções que privilegiem a coletividade. O programa “saúde da mulher” pode integrar ações coletivas às individuais otimizando o cuidado à saúde. A adesão aos exames de rastreio ao câncer de colo de útero foi um problema identificado, que motivou a realização do evento.

Objetivos: Integrar atividades de lazer e cultura a questões relacionadas à saúde da mulher, melhorando o vínculo serviço/usuário, a interação entre os pares além de promover a apropriação do cuidado em saúde.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Foi realizado evento comemorativo ao dia da mulher em 10 de março de 2012 em Unidade de Saúde da Família (USF) do município de Amparo-SP. O evento foi planejado pelas residentes de Medicina de Família e Comunidade da UNICAMP, juntamente com a equipe. Contou com atividades como cinema, bingo, atividade física, apresentação de coral da comunidade, grupo motivacional, palestras e serviços de cuidados pessoais. Além de orientações sobre periodicidade e importância dos instrumentos de rastreio, realizou-se exame clínico das mamas com solicitação de mamografia quando necessário e coleta de citologia oncótica. O evento foi realizado com colaboração e patrocínio da própria comunidade.

Resultados: O evento contou com participação de 119 mulheres. Foram colhidos 33 exames de citologia oncótica, sendo que 10 mulheres (30%) estavam a 3 anos ou mais sem realizar o exame. Foi realizada primeira coleta de uma participante de 42 anos. Foram solicitados 17 pedidos de mamografia, 4 para mulheres sem exame prévio (23,5%), todas estas com idade superior a 59 anos. Dos exames pedidos 5 (29,4%) estavam atrasados segundo rotina de rastreio de câncer de mama. Houve grande adesão às atividades de lazer e cultura durante todo o período.

Conclusão ou Hipóteses: A realização do evento trouxe grandes conquistas como, fortalecimento do trabalho em equipe, aproximação com a comunidade além de promover lazer à uma população carente. Em um dia, atingimos o número de exames obtidos mensamente e em mulheres em atraso. Atividades de promoção de saúde extra consultório são práticas válidas e eficazes principalmente no ambiente da Atenção Primária.



Palavras-chave


Atenção Primária à Saúde; Saúde da Mulher; Cuidado Integral

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.