Reflexão sobre a equipe multidisciplinar na Estratégia Saúde da Família

Ana Paula Medeiros Moliterno, Daniela Rafael Fiuza Gomes

Resumo


Introdução: A Estratégia de Saúde da Família vem sendo implantada no Brasil como uma importante tática para reorganizar a saúde no país, levando em consideração os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde. O trabalho em equipe se diferencia como um dos pilares na reorientação do modelo assistencial visando à integração de diferentes profissionais, capaz de provocar mudanças no processo de trabalho.

Objetivos: O objetivo deste trabalho é salientar a importância de uma equipe multidisciplinar presente e atuante na Atenção Básica, levando em consideração os conflitos e contradições do trabalho em equipe e os dilemas frente a uma estrutura hierarquizada.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Foi utilizada como metodologia um relato de experiência no caso de uma paciente trimigesta, com passado de abortamento espontâneo no primeiro trimestre e de pré-eclâmpsia em gestação anteriores. As consultas ocorreram de modo satisfatório e sem intercorrência, de forma a intercalar entre médica residente e enfermeira da equipe. Na quinta consulta, a paciente encontra-se em consulta de rotina com a enfermeira da equipe com 26 semanas e 03 dias queixando-se de edema em membros inferiores de início recente e de alteração na aferição da pressão arterial. Após exame físico a enfermeira solicita interconsulta com a médica residente e o médico preceptor.

Resultados: Baseados no quadro clínico da paciente e na história pregressa, foram solicitados exames, tais como, urina tipo 1 e proteinúria de 24 horas. Mediante os resultados dos exames laboratoriais de urina alterados, e levando em consideração a clínica da paciente, foi solicitada vaga para consulta em maternidade de alto risco de referencia, onde a paciente foi referida e atendida no mesmo dia. O entrosamento dos profissionais permite a interconsulta em momentos em que uma consulta deixa de ser rotina e um novo dado surge na anamnese, elementos esses que fizeram o pré-natal deixar de ser de baixo risco para se transformar em alto risco.

Conclusão ou Hipóteses: A pactuação de vínculo e a criação de laços de compromisso com corresponsabilização entre os profissionais são elementos essenciais para almejar os objetivos das estratégias de saúde. O profissional deve reconhecer os limites de ação individual visando à perspectiva da prática interdisciplinar permeada pela integralidade da assistência.




Palavras-chave


Estratégia de Saúde da Família; Equipe Multidisciplinar; Cuidado Pré-natal

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.