Relato de adesão às medidas preventivas para queda no paciente idoso

Asdrubal Cesar da Cunha Russo, Silvana Maria Petry, Irma Evelise Varela

Resumo


Introdução: O processo de envelhecimento vem acompanhado por problemas de saúde físicos e mentais provocados, frequentemente, por doenças crônicas e quedas. No Brasil, as quedas têm impacto no perfil da mortalidade da população, porém têm maior relevância ainda na morbidade, de acordo com as fontes oficiais de informação de saúde.

Objetivos: O objetivo deste trabalho é realizar um relato de caso sobre a adesão de uma família a orientações passadas pela equipe de saúde responsável pelas visitas domiciliares de um plano de saúde suplementar em relação a prevenção de quedas no paciente idoso.

Metodologia ou Descrição da Experiência: A equipe de medicina preventiva realiza visitas domiciliares aos segurados do plano de saúde que necessitam de maior atenção de acordo com uma estratificação de risco para agravos de saúde. Em uma das visitas realizadas foram observador fatores de risco extrínsicos e intrísicos para queda em paciente idoso.

Resultados: Após a realização da identificação de riscos para queda em paciente idoso, a equipe realizou orientações de medidas preventivas, principalmente sobre fatores modificáveis, como obstáculos, escadas, tapetes e uso de bebida alcóolica. Nas visitas posteriores a residência do segurado foram observadas mudanças no sentido de redução dos fatores de risco para quedas, mostrando adesão do segurado e sua família as orientações repassadas pela equipe.

Conclusão ou Hipóteses: Durante a realização das visitas domiciliares pode-se perceber a importância das ações educativas, visando sempre a melhoria da qualidade de vida dos indivíduos e focando principalmente na prevenção de agravos à saúde, um bom relacionamento da equipe de saúde com o cliente, promove melhores resultados na adesão das orientações preventivas.




Palavras-chave


Visita Domiciliar; Queda em Idoso; Relato de Caso

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.