Expectativas e vivências no estágio rural em Atenção Primária à Saúde

Magda Moura de Almeida, Ludmila Rios Osterno Gomes Maia

Resumo


Introdução: Instituições formadoras têm despendido esforços na busca de conformações efetivas na integração com os cenários de prática, de modo a contemplar as necessidades de saúde da população. Estágio rural é uma dessas opções. Nesta instituição, ele acontece no período de um mês, em três cidades do interior: Aratuba, Carnaubal e Camocim.

Objetivos: O objetivo do presente trabalho foi explorar a vivência dos estudantes de medicina da Universidade de Fortaleza em cenários de prática de medicina rural, como um modulo de avaliar a satisfação e o pensamento reflexivo dos mesmos sobre esse tipo de prática.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Presente estudo transversal e qualitativo, realizado em uma instituição de ensino superior privada em Fortaleza, mediante a realização de grupos focais em amostra aleatória na população de 60 estudantes do nono ao décimo segundo semestre, concludentes do Internato de Saúde Coletiva no segundo semestre de 2011. Este estudo faz parte do "Projeto Ausculta" de avaliação sistemática dos módulos do curso de medicina da instituição. Entrevistas foram transcritas na íntegra e analisadas através da técnica Discurso do Sujeito Coletivo.

Resultados: Internos apresentaram experiências completamente diferentes de suas expectativas em relação ao estágio. Previsão era que fossem encontrar cenário precário em infraestrutura, serviço de baixa resolutividade, com atividade exclusivamente ambulatorial e baixa aquisição de competências clínicas. Apesar das peculiaridades e fragilidades de cada local, avaliação global foi positiva. Pluralidade de atividades do médico da zona rural, causou encantamento nos alunos. Infraestrutura e organização do sistema de saúde foram destacados em Aratuba e Carnaubal. Envolvimento do médico preceptor com a comunidade sobressaiu em Camocim.

Conclusão ou Hipóteses: Estágio rural é potencial ferramenta de sensibilização do egresso para a prática de medicina rural. No entanto, o processo de ensino-aprendizagem deve ser acompanhado mais de perto pela instituição de ensino para a detecção precoce de possíveis vieses na formação.


Palavras-chave


Saúde Coletiva; Estágio Rural; Formação Médica

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.