Relato de experiência sobre elaboração de protocolos assistenciais

Ana Paula Azevedo Hemmi, Liliane da Consolação Campos Ribeiro, Fabiana Angélica de Paula, Maria da Penha Rodrigues Firmes, Daisy de Resende Figueiredo Fernandes

Resumo


Introdução: A Atenção Primária tem como um de seus atributos a coordenação do cuidado oferecido aos usuários que se vinculam às equipes de Saúde da Família. Para que esse atributo seja alcançado é necessária uma comunicação entre os diversos níveis de assistência, assim como uma padronização dos casos clínicos a serem encaminhados à rede de Atenção à Saúde.

Objetivos: O presente resumo tem por objetivo descrever uma experiência relacionada à elaboração de protocolos clínicos com foco nos diferentes ciclos de vida, tais como criança e adolescente, mulher, adulto e idoso para as equipes de Saúde da Família do município de Diamantina, Minas Gerais, Brasil.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Essa experiência acontecerá em 3 etapas e será desenvolvida tanto pelos profissionais da Atenção Básica do município, quanto por acadêmicos da disciplina Estágio Supervisionado: áreas comunitárias do último ano do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Inicialmente, foi percebida pelos docentes da disciplina, assim como por gestores do município a necessidade de se padronizar as ações que são realizadas na Atenção Básica.

Resultados: Os acadêmicos iniciaram a elaboração dos protocolos, com auxílio da equipe em que atuam no estágio, a partir de revisões de literatura em bases de dados, bem como consulta em documentos elaborados pela Secretaria de Estado de Minas Gerais. Em um segundo momento, será realizada uma revisão pelos profissionais das equipes, contando com a participação de um enfermeiro que será contratado para validação desses protocolos. Como última etapa, os protocolos serão apresentados aos gestores, profissionais da Atenção Básica e para o Conselho Municipal de Saúde de Diamantina.

Conclusão ou Hipóteses: Espera-se que com este trabalho a assistência prestada aos usuários da Rede de Atenção à Saúde do município possa melhorar e permita aos profissionais assumirem ações na Atenção Básica, sem que haja encaminhamentos desnecessários aos demais níveis de atenção. Outro aspecto refere-se à importância da parceria entre Universidade e Prefeitura visando o fortalecimento da Atenção Básica no município.

 


Palavras-chave


Protocolos Clínicos; Atenção Primária à Saúde

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.