Controle do tabagismo em Maringá

Ana Rosa Oliveira Poletto Palácios, Antonio Carlos Figueiredo Nardi, Dora Lígia Bombo, Patrícia Moia de Souza Lara Pepi, Rosangela Treichel Saenz Surita

Resumo


Introdução: O tabagismo é o mais importante fator de risco isolado de doenças graves e fatais. Em Maringá, a mortalidade por doenças crônicas encontra-se na faixa de 67% ao ano. A prevenção e o tratamento do tabagismo fazem parte de atividades realizadas em 2007, que visam reverter essa situação. Foram desenvolvidas várias ações, entre as quais a oferta de grupos de tratamento nas Unidades Básicas de Saúde.

Objetivos: Desenvolver ações de controle do tabaco, incluindo promoção da saúde, prevenção da doença e tratamento, para melhorar a qualidade de vida da população a partir de um projeto integrado. São contempladas ações em diferentes áreas, cujos executores são profissionais da saúde, de diferentes categorias.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Todas os setores da prefeitura, incluindo escolas e centros de educação infantil receberam orientação quanto aos malefício do tabagismo e receberam placas sinalizadoras de proibição de fumar em ambiente fechado. Professores foram capacitados para transmitir conhecimento aos alunos visando a prevenção. A comunidade foi orientada por meio das UBS, com envolvimento dos conselhos locais de saúde. Foi realizada a “Maratona Pare de Fumar Correndo”, fruto de parcerias entre setores públicos e ONGs. Grupos de tratamento multiprofissional do tabagismo são realizados em todas as UBS. Eles são formados com um mínimo de 10 e um máximo de 15 pessoas e seguem a metodologia do INCA.

Resultados: Nos últimos anos 26 UBS ofereceram tratamento para cessação de fumar, obtendo sucesso de 44%, com média de 463 pacientes atendidos/ano. Os participantes que conseguiram êxito no tratamento relataram melhora da capacidade física, do paladar e do olfato, redução dos gastos com saúde, aumento da auto-estima. Foi realizada orientação sobre malefícios do tabagismo e legislação aos donos e freqüentadores de estabelecimentos comerciais e população em geral, antes do início da fiscalização, que inspecionou os locais, que em sua maior parte se adequaram à legislação, sinalizando seus ambientes e proibindo seus clientes de fumar neles.

Conclusão ou Hipóteses: O sucesso que se vislumbra com o êxito observado nos grupos de tratamento e a adequação dos estabelecimentos comerciais à legislação vigente impulsiona a continuidade das ações, impondo o desafio da transformação destas, em resultados duradouros, traduzindo-se em melhora da qualidade de vida e diminuição da mortalidade, através da continuidade e do envolvimento dos diversos setores da sociedade.


Palavras-chave


Prevenção; Tratamento; Tabagismo.

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.