Relato de experiência: dinâmica com idosos proporcionando a educação em saúde

Bruna Regina Pinheiro de Paiva, Evelyne Teixeira de Souza, Ionne Elvira Souza da Silva, Andréa Ribeiro da Costa

Resumo


Introdução: Relata a ação de educação em saúde desenvolvida na prática da atividade curricular: Atenção Integral à Saúde do Adulto e Idoso, integrante da diretriz curricular do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Pará. A atividade foi aplicada em grupo de idosos da Unidade de Saúde do Guamá de Belém no Pará, em uma Comemoração dos Dias das Mães cujo tema foi Saúde em Festa.

Objetivos: Repassar o ensinamento sobre saúde, confirmando as atitudes corretas e retificando as ações que dificultam a manutenção da qualidade de vida, já que os idosos estão num momento mais avançado de suas experiências vivenciais.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Realizou-se uma dinâmica denominada “Estourando os Balões”, onde os balões apresentavam perguntas referentes à saúde. Ao som de uma música alegre, os balões eram repassados até a música cessar. O participante que estava com o balão, era convidado a estourá-lo e a responder de acordo com os seus conhecimentos a pergunta proposta, após o relato uma acadêmica reforçava a resposta com o conhecimento científico. As atividades recreativas podem aumentar a produtividade, quando são escolhidas e conduzidas adequadamente, pois todas as pessoas participantes de reuniões gostam de passar alguns momentos agradáveis e divertir-se com atividades em que compartilham suas experiências.

Resultados: Percebeu-se a participação intensiva e espontânea do grupo de idosos durante a ação, resultando em relatos de hábitos, os quais influenciam de forma significativa na saúde e bem estar. Foi perceptível a aprovação da dinâmica pelo grupo e comprovada ao se perguntar o grau de importância da ação educativa, e como resposta obteve-se agradecimentos pelos ensinamentos adquiridos através da ação aplicada. A dinâmica proporcionou ao público alvo o esclarecimento de dúvidas e a confirmação de conhecimentos empíricos, já que as questões propostas estavam relacionadas com as atividades habituais e facilmente as informações foram guardadas e introduzidas na rotina diária.

Conclusão ou Hipóteses: Ações de educação em saúde buscam assegurar a qualidade e a adequação das hipóteses da integralidade, declaradas como princípio do sistema de saúde do país, para o qual se atribui a responsabilidade de efetivar ações de promoção, prevenção, tratamento e reabilitação da saúde, como preconiza o Ministério da Saúde para a pessoa idosa.





Palavras-chave


Educação em Saúde; Idosos; Qualidade de vida

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.