Educação em saúde no âmbito escolar: relato de experiência do jovem doutor

Bruno Vieira Melo, Emanuella Laryssa Barbosa da Matta, Gerônimo Vicente dos Santos Júnior, Maria de Fátima Machado Reys Rocha, Ana Marlusia Alves Bomfim

Resumo


Introdução: No Brasil, é crescente o número de doenças provenientes de hábitos de vida inadequados e falta de informação da população, o que exige maior oferta de ações que atuem na prevenção e promoção de saúde. O Programa de Extensão Universitária Jovem Doutor, busca complementar a formação de alunos com ações educativas, que visem à diminuição de complicações do comportamento social relacionadas à saúde.

Objetivos: Fornecer ações educativas que promovam à saúde quanto aos aspectos preventivos. Fortalecer a consciência ecológica, a responsabilidade social e a inclusão digital e gerar agentes multiplicadores das escolas públicas do ensino fundamental e médio do Estado de Alagoas.

Metodologia ou Descrição da Experiência: O Programa Jovem Doutor atinge atualmente três escolas públicas, da seguinte forma: estudantes de ensino superior auxiliados por profissionais confeccionaram materiais educacionais com temas relacionados à saúde, educação e tecnologia que são abordados nas escolas, de acordo com a necessidade local de cada comunidade. Alguns dos temas abordados são: saúde bucal, educação postural, saúde sexual, meio ambiente, infecções do cotidiano, inclusão digital, alimentação saudável, prevenção de acidentes e primeiros socorros, violência e qualidade de vida. As informações levadas aos alunos são transmitidas de diversas formas, através de dinâmicas, jogos, exposições com cartazes ou slides.

Resultados: Com o trabalho realizado a cada ano do programa Jovem Doutor, uma nova turma é capacitada a realizar trabalhos cooperados para a promoção da saúde, qualidade de vida e tecnologias, desse modo, disseminando os conhecimentos adquiridos através do programa, na sua escola e na comunidade. Um dos pontos marcantes do Jovem Doutor é a formação de agentes multiplicadores na sociedade e o estímulo à docência aos acadêmicos envolvidos.

Conclusão ou Hipóteses: O Programa de Extensão Jovem Doutor UNCISAL tem um papel preponderante no estado de Alagoas, pelo fato de levar ao público alvo, educação em saúde, despertando-os para um olhar mais crítico e amplo a respeito do mundo em que vivemos, bem como contribuindo para que os discentes alcançados pelo Programa tenham a oportunidade de serem multiplicadores de saúde na comunidade em que vivem.


Palavras-chave


Comportamento Social; Promoção da Saúde; Qualidade de Vida

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.