Humanização: o aprendizado nos diferentes níveis de atenção à saúde

Igor Ricardo dos Santos Corrêa, Tamires Gomes de Albuquerque, José Maria de Castro Abreu Junior, Carla Andrea Avelar Pires

Resumo


Introdução: A formação de profissionais de saúde impõe a compreensão precoce das circunstâncias ambientais, socioculturais e econômicas. O estudo da temática de humanização do atendimento em saúde é de essencial relevância no fundamento de princípios de integralidade da assistência, equidade e individualização do atendimento, valorizando a dignidade do profissional e do usuário.

Objetivos: Introdução dos alunos do curso de formação médica nas mais diversas áreas de atuação da medicina, com ênfase no aprendizado humanizado e multiprofissional, dos cuidados aos portadores de doenças infecciosas prevalentes da região norte, visando desenvolver a humanização do atendimento.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Os acadêmicos participantes realizaram atividades de ensino-pesquisa e extensão, através de: 1- Participação ativa no primeiro Grupo piloto de Auto-cuidados em hanseníase do Estado do Pará; 2- Realização de educação em saúde; 3- Estudos e Discussões de Casos Clínicos; 4- Estágio Multidisciplinar; 5- Estágio Supervisionado em Anatomia Patológica; 6- Acompanhamento e orientações de autocuidados aos pacientes do Ambulatório de Dermatologia; 7- Acompanhamento de Cirurgia Ortopédica em pacientes com incapacidades físicas devido à hanseníase; 8- Acompanhamento de processos de reabilitação de em ambulatório de Fisioterapia e Terapia Ocupacional; 9- Formação de grupos de estudo e debate.

Resultados: O projeto está sendo executado há dois anos, e os alunos participantes referem de forma unânime a melhora do aprendizado humanizado, evolução do raciocínio lógico e clínico e do relacionamento interpessoal, inclusive aluno-paciente. Estes aprendizados também capacitaram os alunos a trabalhar em atividades de ensino, através de ações de conscientização e implantou conceitos de prevenção e compreensão do processo saúde/doença e da importância deste. Sob a avaliação dos preceptores, observou-se uma maior habilidade na conceituação de processos patológicos e seus diagnósticos diferenciais, uma visão mais concreta da importância grandiosa do trabalho multidisciplinar e do atendimento humanizado.

Conclusão ou Hipóteses: A experiência deste trabalho demonstrou a importância da prática educativa no processo saúde/doença, principalmente na Atenção Básica; e que garantir a capacitação de profissionais com autonomia, discernimento e abordagem multiprofissional assegura a integralidade da atenção e a qualidade do atendimento prestado aos pacientes, relevando o atendimento humanizado como melhor forma de abordagem.


Palavras-chave


Humanização; Doenças Infecciosas; Abordagem Multiprofissional

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.