Relato do processo de trabalho do NASF, Jacareí, SP, Brasil

Marilis Bason Cury, Sylvia Regina de Amorim Leal, Priscila Moreira Moura, Suélen Aparecida de Camargo Silva

Resumo


Introdução: Em 24/01/2008, o Ministério da Saúde cria os Núcleos de Apoio à Saúde da Família que tem como principal objetivo apoiar a inserção da Estratégia de Saúde da Família (ESF) na rede de serviços e ampliar a abrangência das ações da Atenção Primária à Saúde. Construir uma relação dialética com o processo de trabalho tem sido fundamental para legitimar o NASF na malha de cuidados à saúde.

Objetivos: Apresentar o processo de trabalho da fisioterapia, fonoaudiologia e nutrição e os resultados obtidos com as ações desenvolvidas de agosto a dezembro de 2012. Repensar e refletir a prática para potencializar as ações em busca da integralidade no cuidado ofertado aos usuários do SUS na ESF.

Metodologia ou Descrição da Experiência: O trabalho desenvolvido nas áreas de fisioterapia, fonoaudiologia e nutrição no NASF caracteriza-se principalmente por ações de promoção da saúde e prevenção de agravos através da identificação das necessidades de saúde da população em conjunto com as Equipes de Saúde da Família. O processo de trabalho foi alicerçado no diagnóstico territorial realizado a partir da demanda percebida pela ESF, participação em grupos de educação em saúde, acompanhamento de PTS e realização de Visitas Domiciliares. A partir dos diagnósticos realizados, estabeleceu-se o plano de cuidado necessário para alcançar a integralidade, através de articulações intersetoriais, vinculação com as equipes da ESF e usuários.

Resultados: As triagens de fonoaudiologia permitiram incluir crianças de 0-12 anos mais rapidamente nos serviços de referência, promovendo um encurtamento do fluxo de encaminhamentos. Apenas 19% dos casos triados foram encaminhados à Reabilitação e 55% permaneceram na Atenção Básica. Após visitas domiciliares realizadas aos pacientes com limitações motoras, constatou-se que apenas 19% destes eram acompanhados pela Reabilitação, reforçando a necessidade da inserção do fisioterapeuta na Atenção Básica. Após a realização de avaliação antropométrica em escolares de 4 a 13 anos, constatou-se que 26% deles apresentaram algum tipo de comprometimento nutricional e houve indicação de acompanhamento médico.

Conclusão ou Hipóteses: No processo de trabalho em construção do NASF de Jacareí nas áreas de fonoaudiologia, fisioterapia e nutrição, tem-se buscado fazer a articulação entre os sujeitos e setores sociais para dar respostas às necessidades de saúde da população; e exercer a interação dinâmica entre os saberes no cotidiano, através das vivências e desafios compartilhados com as equipes de Saúde da Família.




Palavras-chave


NASF; Saúde da Família; Atenção Básica

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.