Remoção de cerume: ampliando a resolutividade pela Atenção Primária à Saúde

Ana Luiza Cury Guimarães, Alessandra Fernandes Marques Braga, Alexandra Peres Paim, Angela Marta da Silva Longo

Resumo


Introdução: Alterações oriundas do comprometimento orgânico e/ou funcional do aparelho auditivo, como a presença de rolha de cerume, podem provocar hipoacusia, otalgia, sensação de pressão, vertigem e reduzir o desempenho escolar. A remoção ceruminosa, procedimento de baixa complexidade rotineiro na Atenção Primária à Saúde na Europa, ganha notoriedade na Estratégia de Saúde da Família no Brasil.

Objetivos: Apresentar, por meio de um relato de caso, como o procedimento de retirada de cerume pode ser realizado na unidade básica de saúde, a fim de elevar a resolutividade da Atenção Primária à Saúde, reduzindo, dessa forma, os encaminhamentos para a atenção secundária.

Metodologia ou Descrição da Experiência: L.S.B., 11 anos, sexo feminino, comparece à consulta em Clínica da Família do município do Rio de Janeiro, queixando-se de hipoacusia bilateral há algumas semanas, sem relato de otite prévia. À otoscopia bilateral, observa-se cerume impactado, não sendo possível visualizar a membrana timpânica. Prescrito o uso otológico de agente emoliente por 7 dias e retorno para remoção de cerume pela lavagem auricular, realizada utilizando-se de otoscópio, par de luvas de procedimento, cuba rim, seringa de 20 ml, scalp “butterfly” cortado e água morna. Assim, jatos de água morna foram lançados contra a parede superior dos condutos auditivos externos, removendo o cerume impactado.

Resultados: Após a realização da lavagem auricular, a otoscopia revelou-se satisfatória, com visualização de ambas as membranas timpânicas. Houve resolução da sintomatologia inicial da paciente, bem estar auricular notável e satisfação na consulta. Não foi necessário, nesse caso, a referência para a atenção secundária.

Conclusão ou Hipóteses: : A Atenção Primária à Saúde é a porta de entrada dos pacientes no Sistema Único de Saúde, responsável pela resolução de aproximadamente 80% dos problemas de saúde da população. Tendo em vista a baixa complexidade da remoção de cerume, ressalta-se a importância da capacitação médica para atuar em tais procedimentos na Atenção Primária, ampliando a resolutividade desse nível de atenção de saúde.





Palavras-chave


Remoção de Cerume e APS; Resolutividade e APS; APS

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.