Interação entre acadêmicos de medicina profissionais da saúde em visitas domiciliares

Francisco Amadeu Pereira Junior, Thamara Vieira Rolim, Thaís Saldanha Sousa, Luma Taveira Nunes, Geison Vasconcelos Lira

Resumo


Introdução: Nos últimos anos, observa-se um fortalecimento da Atenção Primária à Saúde, surgindo como alternativa à intensa especialização da medicina. Uma das facetas dessa valorização é a inserção de práticas em APS dentro dos currículos acadêmicos e projetos de extensão da universidade, proporcionando uma vivência da ESF ainda na graduação, circunstância esta que serviu de base para o presente estudo.

Objetivos: Descrever a experiência da interação entre acadêmicos de Medicina e profissionais da área da saúde dentro das visitas domiciliares ocorridas nos Centros de Saúde da Família (CSF) em Sobral, um município do Ceará.

Metodologia ou Descrição da Experiência: A experiência aqui relatada consiste nas visitas domiciliares dos profissionais do CSF Terrenos Novos que foram acompanhadas por estudantes do 4º Semestre do curso de Medicina da Universidade Federal do Ceará - campus de Sobral. Naquela unidade, as visitas ocorrem às terças-feiras pela manhã, para aqueles pacientes que não podem se deslocar até o CSF, pelas mais diversas condições. O paciente pode receber os cuidados básicos de saúde, além do acompanhamento integral, algo preconizado pela ESF. As visitas têm uma rotina predeterminada, mas as condições locais interferem muito na dinâmica do atendimento.

Resultados: Percebeu-se que consulta se torna bem mais agradável ao paciente, além dos profissionais de saúde terem a oportunidade de conhecer o campo no qual estão trabalhando. Além disso, os acadêmicos que participam deste momento tiveram a oportunidade de trabalharem suas habilidades de comunicação e seu raciocínio clínico, dois pontos importantíssimos sempre estimulados pela equipe em que o acadêmico ser insere.

Conclusão ou Hipóteses: As visitas domiciliares são de fundamental importância para a prática da ESF, além disso, a interação da equipe de Saúde da Família e os acadêmicos do curso de Medicina estimulam dois fortes pontos da formação médica: Habilidades de comunicação e raciocínio clínico, trazendo inúmeros benefícios aos estudantes e à população.


Palavras-chave


Medicina de Família e Comunidade; Visita Domiciliar; Pesquisa interdisciplinar

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.