Interdisciplinaridade na percepção dos participantes do PET Estratégia Saúde da Família

Maria das Graças Barbosa Peixoto, Maria do Socorro de Sousa

Resumo


Introdução: A interdisciplinaridade constitui um desafio nos espaços de formação e serviço de saúde, embora o trabalho em equipe na Estratégia de Saúde da família represente possibilidade, e um dos objetivos do PET aponte para grupos de natureza coletiva e interdisciplinar, isto não determina uma prática. Atenta a este desafio uma universidade avaliou a questão na percepção dos alunos, tutores e preceptores.

Objetivos: Relatar a experiência de avaliação do PET/SF focando nas práticas interdisciplinares.

Metodologia ou Descrição da Experiência: A avaliação aconteceu em uma oficina realizada em março e maio de 2012 com participação dos tutores, preceptores e estudantes. A oficina iniciou-se com uma contextualização, uma reflexão sobre avaliação e leitura dos objetivos do PETSAÚDE/SF e o que é normatizado na Portaria Conjunta nº 2 de 3 de março de 2010 referente a participação e desempenho dos tutores, preceptores e estudantes. Depois foram encaminhadas 10 questões abertas, respondidas individualmente e sistematizadas as respostas em relatório.

Resultados: Na questão sobre interdisciplinaridade os participantes apontaram que a aprendizagem mais significativa do PET está relacionada a compreensão do SUS, construída com a inserção dos alunos em múltiplos cenários de práticas onde não se ensina interdisciplinaridade se vive no enfrentamento de integrações para atender as demandas, quando se acolhe os diferentes olhares na troca de experiência e ao se desfrutar em diversas atividades da convivência de múltiplos profissionais que proporcionam conhecimento e aprendizagem que superam a fragmentação e a especificidade de olhar.

Conclusão ou Hipóteses: A avaliação mostrou que o PET contribuiu para ações interdisciplinares, mas a percepção que interdisciplinaridade se vive no enfrentamento de integrações reforça que um grupo mediador de aprendizagem exige um olhar para além das competências especificamente técnicas, estas sozinhas não dão conta da complexidade de todos os enfrentamentos interpessoais que se tem de lidar nas equipes de trabalho.


Palavras-chave


Interdisciplinaridade; Enfrentamento de Integração; Grupos de Formação

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.