Sistema de informação do programa mãe coruja notificação de óbitos infantis

Milena Rebeka Lira Freire, Ana Elizabeth Andrade Lima, Lusanira Maria da Fonseca de Santa Cruz, Cristina Pinheiro Rodrigues, Maria da Conçeição Cardozo Silva

Resumo


Introdução: Programa Mãe Coruja pernambucana implantado em 2008, com o objetivo de reduzir a morbi-mortalidade materna e infantil, fortalecendo a cidadania e garantindo direitos das mulheres e seus filhos, tornando-se uma política pública. Implantado em 103 municípios pernambucanos priorizados pela magnitude da TMI e vulnerabilidade de acesso aos serviços saúde, educação e desenvolvimento social.

Objetivos: o objetivo do estudo é avaliar a qualidade da informação sobre óbitos de menores de um ano notificados ao Sistema de Informação do Programa Mãe Coruja.

Metodologia ou Descrição da Experiência: O método utilizado possibilitou avaliar qualitativamente a informação, comparando com os registrados no Sistema de Informação de Mortalidade (SIM). Procedeu-se a análise do comportamento dos dados no período de 2008-2011, utilizando-se a base de dados estadual sistema de informação mãe coruja e do sistema de informação de mortalidade SIM. Para todos os anos os óbitos foram individualizados e a partir de entrevistas com os Grupos de Estudos de Investigação de óbitos Regionais/Municipais, os óbitos foram confirmados ou descartados, identificando erros e fragilidades de ambos os sistemas.

Resultados: Os resultados apontam diferenças entre as bases de dados do Sistema Mãe coruja e do Sistema de Informação de Mortalidade (SIM). Dentre os equívocos do processo de notificação destacam-se os erros de definição do evento, falhas na consolidação e digitação dos dados. Apesar da disposnibilidade de indicadores do SIM o Sistema de Informação Mãe Coruja apresenta potencialidades para monitorar e avaliar as ações de acessibilidade e antia de assistência á criança menor de um ano.

Conclusão ou Hipóteses: No entanto, recomenda-se potencializar investimentos para garantir maior confiabilidade dos dados, e utilização no processo de produção das informações por parte dos profissionais do Canto Mãe Coruja.


Palavras-chave


Óbito Infantil; Vigilância Epidemiológica; Notificação

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.