Educação em saúde para o controle do HIV na gestação

Jacqueline Aviz Marques Cruz, Julia Hilda Vasconcelos, Marcia Pereira Lacerda, Sarah Thammy Tanaka, Mauro Francisco Brito Filho

Resumo


Introdução: As taxas de infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV) e infecções verticais na população feminina em idade fértil proporcionam implicações para mãe, filho e equipe de saúde, se despercebidas no momento da Atenção Básica. Esta pesquisa trata de um estudo bibliográfico, aborda a transmissão vertical do HIV, um desafio cotidiano à profissionais de saúde e a pacientes diante desta temática.

Objetivos: A pesquisa objetivou evidenciar a ação do enfermeiro, ante a gestante com suspeita e/ou confirmação de o vírus da imunodeficiência humana (HIV), enfatizando os passos de seu atendimento. Destacando o valor da educação em saúde desenvolvida pelo enfermeiro e sua equipe, mediante do agravo já citado.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Estudo bibliográfico de caráter qualitativo cujo seu desenvolvimento ocorre por meio da análise de literaturas, das quais há a extração de fragmentos onde houvesse informações relevantes como: aspectos gerais (proporciona entendimento amplo do HIV), etiologia (descreve características peculiares do vírus causador da doença estudada), fatores de risco (fatores predisponentes a transmissão da doençal), sintomatologia, tratamento (acompanhamento dado a gestante antes, durante e após o parto), repercussões para o organismo materno e fetal, ações de educação em saúde e assistência de enfermagem (medidas de acolhimento e manutenção para o bem-estar materno e fetal).

Resultados: Observou-se em grande parte da bibliografia consultada (12 de 16 artigos) a abordagem da importância da educação em saúde para maximizar o tratamento e minimizar danos relacionados a aspectos emocionais, originados pela incerteza do paciente quanto a eficácia do tratamento. Já em 04 dos 16 artigos consultados, pouco se fala em educação em saúde, percebendo-se assim apenas uma visão científica sobre o organismo e a patologia nele instaurada, esquecendo o reflexo do psicológico no bom curso do tratamento. Em relação à postura do profissional de sensibilizar a paciente, apenas em 03 de 16 artigos pode ser percebida ênfase, de o quanto tal empenho reflete no estado geral de saúde do paciente.

Conclusão ou Hipóteses: Conclui-se que a educação em saúde tem importante participação na busca por um padrão de qualidade de vida adequado à gestante portadora do HIV, tem seu início com o conhecimento a cerca da realidade de portadora do vírus, propicia a aceitação do novo estado de saúde e as suas novas limitações. Assim, possui grande importância o apoio familiar e da equipe de saúde, mediante a nova realidade.

 


Palavras-chave


AIDS; Transmissão Vertical; Assistência de Enfermagem

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.