Matriciamento em dermatologia com ênfase para hanseníase na ESF: a experiência de Piraí/RJ

Barbara Carvalho, Ingrid Piassa Malheiros, Marina Mayer, Erica D. Campos, Marina Kátia Gomes

Resumo


Introdução: Desde 2010 o município de Piraí/RJ/Brasil trabalha reorganizando ações de descentralização do Programa de Controle da Hanseníase em parceria com o Projeto de Extensão (des)Mancha Brasil/UFRJ, de acordo com a PORTARIA Nº 587/GM de 6/04/ 200- Ministério da Saúde.

Objetivos: Treinar as equipes da Estratégia de Saúde da Família/ESF em dermatoses com ênfase para hanseníase, pela metodologia do matriciamento, visando descentralizar as ações de controle da hanseníase para ESF.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Realizado matriciamento por sessões clínicas para avaliar os casos com suspeição diagnóstica selecionados pelas equipes da ESF. Estabelecido tratamento e acompanhamento dos pacientes pela equipe que realizou suspeição diagnóstica.

Resultados: Foram realizadas 09 sessões, examinadas 183 pessoas com lesões de pele. Captação de 11 novos casos de hanseníase: 07 Multibacilares (MB) e 04 Paucibacilares (PB) - 01 menor de 15 anos-; 02 mudanças de classificação (de PB para MB). Realização do controle de 94% dos comunicantes destes casos. Confeccionado fluxograma para organizar atendimento dos casos de hanseníase nas Unidades de Saúde da Família. Outras Dermatoses encontradas: farmacodermias, 02 esporotricose, escabiose, micoses superficiais, epitelioma basocelular, melanose solar, pitiríase versicolor, eczemátide.

Conclusão ou Hipóteses: Aumento da captação de novos casos de hanseníase, maior interação da equipe de nível central e as unidades básicas, aumento da suspeição diagnóstica e da segurança para diagnóstico e tratamento pelas equipes da ESF.


Palavras-chave


Controle da hanseníase; Descentralização; Matriciamento; Estratégia de Saúde da Família

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.