Análise da significação da Medicina para os calourosx

Marcos Antônio Neves Noronha, Cezar Augusto Muniz Caldas, André Marcellino Tavares Silva, Daniel Santos Rocha Sobral Filho

Resumo


Introdução: O curso de Medicina é o com maior nota mínima no vestibular da Universidade Federal do Pará (UFPA), segundo departamento responsável pelo seu processo seletivo (DAVES). Essa situação se repete na maioria dos vestibulares do país, porém, muitos recém-ingressos acabam por ter diversas dúvidas e expectativas, as quais refletem na sua formação acadêmica e, posteriormente, na sua atuação profissional.

Objetivos: A análise das expectativas dos calouros constitui-se de extrema importância para compreender a eficácia do modelo curricular vigente e, assim, observar a necessidade de mudanças da grade curricular, de forma a garantir uma formação profissional de qualidade.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Foi realizado um levantamento e leitura de artigos disponíveis no período de 1999 a 2010 onde se continha as palavras-chaves: Medicina, calouros, expectativa, perfil e aluno. Fez-se a correlação dos mesmos pelo método de técnica da análise de conteúdo temática constituída em três etapas: leitura flutuante, constituição do corpus e formulação de hipóteses.

Resultados: Relata-se, na literatura, que muitos alunos entram na faculdade com expectativas que, dentro de algum tempo, são abolidas, culminando na falta de compromisso pela formação profissional de qualidade. As expectativas mais comuns citadas na literatura são: sucesso monetário, realização profissional ao ajudar o próximo e reconhecimento social da profissão. Ressalta-se que a maioria desses desejos era inespecífica e idealizada subjetivamente. Um exemplo dessa situação se dá na escolha de especialidades médicas mais lucrativas. Isso prejudica a cobertura da atenção primária da saúde, que poderia garantir uma melhor promoção da saúde e prevenção de doenças.

Conclusão ou Hipóteses: Situações adversas enfrentadas ao longo do curso, como provas extensas, pouco tempo para estudo e cansaço físico, acabam minando as expectativas idealizadas pelos recém-ingressos na Universidade, prejudicando a formação profissional do indivíduo. Sob este aspecto, estudos devem ser realizados de forma a adequar a programa curricular visando uma formação acadêmica de melhor qualidade.


Palavras-chave


Medicina; Calouros; Expectativas

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.