Como o Medcursoaborda a Medicina de Família e Comunidade?

Alfredo Oliveira Neto, Bruno Stelet

Resumo


Introdução: A empresa de preparação para provas de Residência Médica, Medcurso, é a maior desse ramo no país. Intitula-se "a maior empresa de ensino médico do planeta". Ao analisar a narrativa de texto e intertexto referente à MFC, descobrimos transmissão de valores que degradam a especialidade MFC.

Objetivos: Analisar as narrativas contidas nas apostilas do Medcursoa respeito da especialidade de medicina de família e comunidade.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Buscar pelas descritores "Médico de Família" e/ou "Medicina de Família e Comunidade" no conteúdo das apostilas do Medcurso. Realizar análise de narrativas sobre os valores e significados, baseando-se no contexto de expansão das residências em MFC no país.

Resultados: O Medcurso age de uma forma irresponsável ao utilizar conteúdos de texto e imagens de maneira preconceituosa em relação à classe de MFC no Brasil.

Conclusão ou Hipóteses: Devido ao poder de abrangência e de influência sobre os estudantes de medicina do Internato, esses valores, direta e indiretamente atrapalham a formação na especialidade de MFC e suas relações no campo do trabalho.

Palavras-chave


Residência Médica; Formação; Medicina de Família e Comunidade

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.