O impacto do estágio de vivências no SUS no aprendizado sobre ESF

Jáder Pereira Almeida, Emily Karle dos Santos Conceição, Larissa Cerqueira de Oliveira

Resumo


Introdução: O Estágio de Vivências no SUS (EVSUS) é um dos principais programas desenvolvido pela Secretaria de Saúde da Bahia para a formação de recursos humanos, de modo a ampliar o conhecimento de estudantes de graduação a respeito do Sistema Único de Saúde (SUS), sendo a Estratégia de Saúde da Família (ESF) um dos temas mais abordados e debatidos no período das atividades do estágio.

Objetivos: Relatar a experiência de dois mediadores que participaram do EVSUS, apontando as contribuições que o estágio proporcionou para a maior compreensão a respeito da ESF por parte dos estagiários.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Foram selecionados 20 estudantes de diferentes áreas da saúde para participar do estágio que aconteceu na cidade de Lauro de Freitas-BA, sendo orientados por quatro mediadores de aprendizagem, em tempo integral, no período de 14 à 23 de dezembro de 2011. No turno matutino-vespertino foram realizadas visitas em Unidades de Atenção Básica, Central de Regulação, Conselho de Saúde, entre outros locais, com a possibilidade de entrevistar os profissionais das respectivas unidades. O período noturno foi caracterizado pela realização de dinâmicas de grupo, apresentações de vídeo e discussões de temas como Políticas de Saúde, Modelos de Atenção, Formação em Saúde e Controle Social.

Resultados: Na condição de mediadores de aprendizagem, foi possível constatar o amadurecimento dos estagiários em relação aos princípios que regem o Sistema Único de Saúde e, dentro dele, a ESF. A oportunidade de dialogar com os diferentes profissionais inseridos nas unidades visitadas, em seu próprio ambiente de trabalho, foi uma experiência exitosa para todos os estagiários presentes, resultando em críticas construtivas e sugestões de melhoria das unidades. Foi possível analisar os temas discutidos sob vários ângulos já que diversos estudantes, de diferentes áreas da saúde, estavam presentes, proporcionando uma visão integral do processo saúde-doença.

Conclusão ou Hipóteses: O EVSUS 2011 Lauro de Freitas-BA favoreceu para que os estudantes da saúde agregassem um maior conhecimento sobre a ESF, compreendendo a importância e o impacto das ações dessa estratégia na vida da população. O contato proporcionado pelo estágio entre as diversas áreas do saber corroborou para o amadurecimento da prática multiprofissional e interdisciplinar entre os participantes.


Palavras-chave


EVSUS; ESF; Impacto

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.