O internato do curso de Medicina: visão de preceptores

Vitor Hugo Lima Barreto, Mario Alfredo de Marco

Resumo


Introdução: O Internato é o período em que o estudante está em contato direto com a o trabalho e prática médica, sendo um momento importante da formação profissional. Nos últimos dez anos os cursos de medicina implementaram uma ampliação dos cenários de prática muito além dos hospitais universitários. Serviços de saúde das redes municipais e estaduais passaram a compor os estágios do internato.

Objetivos: O presente estudo dedicou-se a conhecer a realidade do Internato do Curso de Medicina da Universidade Federal de Pernambuco através da perspectiva do preceptor.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Trata-se de um levantamento descritivo, de natureza qualitativa, em um corte transversal, que caracterizou um estudo de campo, aplicado às cinco áreas básicas do internato e que envolveu vinte e um preceptores coordenadores de treze serviços de saúde. Foram realizadas entrevistas, utilizando roteiros semi-estruturados, com os preceptores coordenadores dos serviços de saúde envolvidos no internato, através de uma amostra criteriosa. Os critérios principais foram: ser preceptor coordenador de ensino e atuante na prática diária de preceptoria. Para a avaliação e crítica dos dados foi adotada a análise de conteúdo, realizada em três etapas: pré-análise, análise e inferências e interpretações.

Resultados: Um total de vinte um preceptores foram entrevistados. As categorias temáticas mais relevantes para o estudo foram: expectativa do preceptor para a formação médica durante o rodízio; modelos de ensino da preceptoria; gestão do ensino e integração ensino-serviço. Os preceptores apresentam expectativas diversas entre si, porém coerentes na maior parte com os documentos que referencia a educação médica, sem citá-los. Os preceptores apresentam modelos de ensino centrados no preceptor, no estudante e no problema, sendo os últimos uma menor parte. A gestão do ensino apresenta-se de forma pragmática, organizando o encontro entre educador e educando, porém sem planejamento da ação pedagógica em si.

Conclusão ou Hipóteses: O estudo representa um aprofundamento sobre as atividades de ensino nos cenários de prática do internato. As categorias analisadas representam pontos cruciais para o aperfeiçoamento da integração ensino-serviço. A gestão do ensino poderá ser alvo de ações de educação permanente para preceptores, a fim de aprimorar suas competências educacionais.


Palavras-chave


Educação Médica; Atenção Primária à Saúde; Preceptoria

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.