Riscos da obesidade infantil: intervenção educacional da equipe multidisciplinar do projeto DANT

Marcelo Houat de Brito, Leuda Nayara Oliveira da Silva, Janice Andrade Santos, Ketleyn Kerollayn Rodrigues Nunes, Tássia Ferreira Santos

Resumo


Introdução: A obesidade infantil é um distúrbio do estado nutricional, relacionado ao aumento do tecido adiposo, com elevação do peso corporal. Trata-se de uma morbidade multicausal, no qual diversos fatores como os genéticos, alimentares e comportamentais atuam no seu surgimento e agravamento.

Objetivos: A intervenção teve como objetivos a conscientização das crianças em relação aos malefícios atuais e futuros que a obesidade na infância pode causar e maneiras simples de preveni-las. Abordando as consequências vasculares, ortopédicas, respiratórias, psicológicas, endócrinas e metabólicas.

Metodologia ou Descrição da Experiência: O Projeto de Doenças de Agravos não Transmissíveis- DANT (Obesidade) nos dias 06, 09, 13 e 16 de novembro de 2012, realizou nas salas de aula, do 1° ao 5° ano, da E.E.E.F.M Jarbas Passarinho em Belém do Pará, uma ação de conscientização para as consequências da obesidade infantil e pequenas noções de bons hábitos - alimentares, de lazer e/ou atividade física. A atividade foi composta de uma palestra ministrada nas salas de aula, utilizando um tablet para demonstração de imagens em pequenos grupos, ressaltando de maneira interativa e compatível com o conhecimento das crianças, as consequências da obesidade já citadas anteriormente.

Resultados: Constatou-se que houve uma boa compreensão e aceitação das orientações transmitidas pela equipe, que demonstraram a conscientização dos problemas que podem advir do excesso de peso e motivação para seguirem as recomendações e modificarem seus estilos de vida, outro fator considerável foi que as mesmas interagiam durante as explicações de determinados conteúdos, inclusive encontramos crianças com obesidade nas series aplicadas, estas por sua vez foram chamadas a parte e encaminhadas para consulta e matrícula no Ambulatório de sobrepeso e obesidade infantil. Assim, alcançamos nossos objetivos e pautamos outros relacionados que surgiram como o bulling nas escolas e a culpabilização da vítima.

Conclusão ou Hipóteses: Portanto, sabemos que esta somente não é o suficiente, por isto pretendemos expandir esta ação em outras escolas participantes do projeto, inclusive em outras ESFeras sociais, pois reconhecemos que intervenções que aumentem o conhecimento das crianças e que orientam as pequenas mudanças nos hábitos de vida desde cedo são muito válidas, já que se encontra em fase de desenvolvimento e crescimento.


Palavras-chave


Educação em Saúde; Obesidade Infantil; Equipe Multidisciplinar

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.