Percepções dos estudantes sobre suas necessidades de aprendizado durante internato na APS

Rubens Cavalcanti Freire da Silva, Marcelo de Oliveira Simões, Erika Siqueira da Silva, Vitor Hugo Lima Barreto

Resumo


Introdução: O Internato em Saúde Coletiva I na Universidade Federal de Pernambuco ocorre no quinto ano do curso médico, com duração de dois meses, e está concentrado na Atenção Primária à Saúde (APS). Nesse momento, os estudantes são avaliados através de três componentes, sendo um deles, a auto-avaliação processual (AAP), objeto de estudo do presente trabalho.

Objetivos: Conhecer as expectativas de aprendizado dos estudantes ao início do rodízio e analisar suas mudanças no decorrer do estágio e em sua conclusão.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Trata-se de uma análise documental em um corte transversal de natureza qualitativa. As AAP preenchidas em ambiente virtual por três turmas consecutivas, em um período de seis meses, foram submetidas à análise de conteúdo, respeitando todas as etapas desta: pré-análise, análise e interpretação.

Resultados: Os estudantes iniciam com interesses gerais, tais como desenvolver autonomia na prática médica e objetivos voltados para especialidades (cardiologia, endocrinologia, pediatria etc) e centrados em doenças. Também apontam como objetivos iniciais aprender conceitos de saúde coletiva e funcionamento da APS. Com o decorrer do estágio, foram observadas mudanças das expectativas de aprendizagem dos estudantes. Passam a focá-las para trabalho médico, surgindo temas como consultagem, saúde mental e trabalho em equipe. Também é observado que os estudantes passam a perceber a APS como importante campo de aprendizado.

Conclusão ou Hipóteses: O cotidiano de trabalho em APS modifica as percepções das necessidades de aprendizado dos estudantes e também transforma o olhar dos mesmos sobre a importância desse cenário de prática para a formação médica. Concluímos também que o instrumento da AAP é útil para o planejamento do internato de Saúde Coletiva I, além de organizar o processo de ensino-aprendizagem do estudante e da preceptoria.


Palavras-chave


Internato e Residênci;. Avaliação; Atenção Primária à Saúde

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.