Roda de saberes: a interdisciplinaridade como desejo, realidade e desafio na ESF

Elisete Mariane Neumann, Alberto Ribeiro Ramos Junior, Ana Claudia Picolo de Souza Maldotti, Carina Toccolli, Milene Corbellini

Resumo


Introdução: Cenários– Roda de vivências construídas junto com a comunidade do Loteamento Reolon/Matioda, no município de Caxias do Sul/RS/Brasil, pelos acadêmicos de Enfermagem da Disciplina de Enfermagem Comunitária da Universidade de Caxias do Sul, em parceria com equipe de ESF/EACS Reolon, acadêmicos de nutrição, medicina e moradores locais, no período de agosto a dezembro de 2011.

Objetivos: Desejos – Planejar, executar e avaliar o cuidado em Saúde da Família e da Comunidade; Realizar a Cartografia do Território; Construir espaços e ações inter(in)ventivas em Saúde da Família, com abordagem inter e entredisciplinar.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Caminhos – Pesquisa-Ação-Participante, Aprendizagem por construção e descoberta; Inter(in)venções entredisciplinares, com acadêmicos de enfermagem, medicina e nutrição, equipe ESF/EACS, lideranças chaves e comunidade local.

Resultados: 1. Construção da Cartografia do Território; 2.Clinica Compartilhada em Saúde Familar: Rodas de conversas, Visitas Domiciliares, Consultas entredisciplinares com 4 famílias. 3. Aprender brincando em puericultura: teatro/vídeo/jogos para mães/crianças da Pastoral; 4 Oficina "Plantas Aromáticas e Condimentares"com o grupo Hiperdia, Sr João (saber popular) e equipes ESF/EACS; 5. Prescrições de Bem-Viver: A caixa terapêutica como ferramenta de cuidado ao cuidador de ESF; 6.Workshops de Arte em Saúde: oficinas de bijuterias, saches e patchwork para grupo de mulheres. 7. Evento Interdisciplinar em Saúde da Família com o tema: “Fortalecendo a Gestão do Cuidado”, na universidade.

Conclusão ou Hipóteses: Aprendizagens e Desafios: Acolhimento (familiar, comunitário e entre-equipes); clínica ampliada e compartilhamento de saberes (popular, acadêmicos, equipes ESF/EACS). é e pode ser uma realidade “Todos somos educadores de idéias... buscando construir um SUS de qualidade no Reolon ... juntos “em roda” vamos fazendo parte desta História!” (acadêmicos enfermagem UCS, turma 2011 4).




Palavras-chave


Enfermagem; Saúde Familiar e Comunitária; Roda de Saberes Inter(entre)disciplinares

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.