Qualificação para implementação do programa saúde na escola (PSE) no Pará

Marcia Monteiro da Silva, Sonia Maria Saraiva de Freitas, Syane Sheila Costa de Paula Lago, Vera Luci Canto Bertagnoli

Resumo


Introdução: O Programa Saúde na Escola (PSE) foi implantado em 2008 no Estado do Pará, com adesão de 15 municípios. Busca fortalecer as experiências desenvolvidas no ambiente escolar e promover articulação das ações vinculadas ao Sistema Único de Saúde com a rede pública de ensino, possibilitando que as escolas sejam espaços estratégicos de promoção de saúde.

Objetivos: Relatar a experiência dos técnicos da Secretaria de Estado de Saúde Pública do Estado do Pará (SESPA) no processo de qualificação para implementação do PSE nos municípios paraenses.

Metodologia ou Descrição da Experiência: A execução do trabalho aconteceu em momentos distintos, por meio de oficinas, utilizando o método da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) na perspectiva de educação em saúde com enfoque integral, e do monitoramento “in loco”, que possibilitou a elaboração de diversos instrumentos (relatórios técnicos, atas de reuniões, fichas de avaliação e listas de frequência) que, juntamente com os de caráter normativo do PSE, constituem-se em fonte de dados para a análise da experiência da referida qualificação. Foram analisados os documentos técnicos das oficinas e dos monitoramentos realizados no período de março de 2011 a novembro de 2012.

Resultados: No período de 2011 a 2012 foram realizadas 15 oficinas, totalizando 17 municípios, e o total de 442 profissionais, sendo 222 da área da saúde, 176 da educação e 44 do Controle Social. O processo de educação permanente em saúde trouxe resultados positivos aos profissionais capacitados na medida em que introduziu, fortaleceu e ampliou conhecimentos nas temáticas transversais de saúde, fomentando elementos que possam fortalecer escolas e Estratégias de Saúde da Família enquanto espaços nos quais a protagonismo juvenil seja fomentado, de modo que adolescentes e jovens possam assumir maior controle sobre sua saúde

Conclusão ou Hipóteses: A experiência do PSE no Pará remete à necessidade de dar continuidade à educação permanente dos profissionais de saúde e da comunidade escolar, com foco na discussão sobre processos e métodos de trabalho nos diferentes níveis de atenção integral à saúde de adolescentes e jovens em prol da melhoria da qualidade de vida de adolescentes e jovens, e do desenvolvimento local.


Palavras-chave


PSE; Saúde; Adolescente

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.