Projeto de extensão: grupo de pesquisa em endocrinologia

Guilherme Seronni, Tristão Maurício de Aquino Filho, Isadora Carvalho Medeiros Francescantonio, Rafael Cardoso Martinez, Luiza Gabriela Mendes Barbosa

Resumo


Introdução: O Grupo de Iniciação Científica em Endocrinologia foi fundado em 2012. Composto por nove acadêmicos de medicina cursando diferentes períodos e duas professoras orientadoras, membros do departamento de medicina da PUC-GO. Tais acadêmicos já tinham passado pela unidade Bases Morfofisiológicas do Sistema Endócrino, Reprodutor e Homeostasia, presente no 2º semestre da grade curricular do curso.

Objetivos: A criação do grupo teve como objetivo estimular a produção científica entre os acadêmicos, promover a otimização do aprendizado em endocrinologia e conhecimento do perfil epidemiológico relacionado ao sistema endócrino da comunidade de atuação dos acadêmicos de medicina.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Os acadêmicos eram divididos em trios e realizavam estudos transversais, previamente aprovados em comitê de ética, utilizando dados coletados durante atendimentos comunitários. Os temas eram determinados e divididos pelas orientadoras que acompanhavam o desenvolvimento das pesquisas em reuniões quinzenais e por emails.

Resultados: Após 3 meses de atuação do grupo, cada trio já havia produzido pelo menos um trabalho. Fora elaborado projeto para a produção de mais dois trabalhos por trio, para serem enviados a dois congressos de relevância, sendo um destes, internacional. Por estímulo destes acadêmicos, um novo grupo de pesquisa foi fundado, formado por 43 alunos que iniciaram o segundo semestre de medicina em 2013, o que está sendo bastante enriquecedor para a produção científica do curso de medicina da PUC- GO. O perfil epidemiológico da população goianiense vem sendo amplamente traçado pelos estudantes e orientadores.

Conclusão ou Hipóteses: O grupo de iniciação científica foi de muita relevância para estimular a prática de pesquisa, permitir o conhecimento do perfil epidemiológico da comunidade de atuação dos acadêmicos, aprofundar os conhecimentos dos mesmos em endocrinologia e para criar a habilidade de trabalho em grupo e de apresentações em congressos.




Palavras-chave


Acadêmicos; Iniciação Científica; Medicina

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.