Novos caminhos: criação da Liga Amazonense de Medicina de Família e Comunidade

Naiara Portugal Dias Bicalho, Ana Lohanna Damasceno Rabelo, Mauro Magaldi

Resumo


 

Introdução: O atual momento da Saúde no Brasil, em que existe o crescente processo de atuação dos profissionais na Atenção Básica organizada na Estratégia da Saúde da Família, faz parte de um movimento maior, já há muito tempo discutido. Desde o conceito inovador de saúde de Alma Ata até as atuais recomendações da WONCA sinalizam para a necessidade de uma formação médica que atenda a essa nova realidade.

Objetivos: Relatar experiência de acadêmica de medicina durante a criação e implantação da Liga Amazonense de Medicina de Família e Comunidade LAMFAC, para divulgar o projeto e incentivar o desenvolvimento de novas práticas que contribuam para a formação de médicos sensíveis ao cuidado centrado no individuo.

Metodologia ou Descrição da Experiência: O primeiro contato com a liga foi ainda no período de submissão para aprovação como projeto reconhecido pela UFAM. Seus idealizadores identificaram alunos interessados e que assim, atestassem a relevância da liga para sua formação acadêmica. Após a aprovação da LAMFAC, as primeiras reuniões foram para se definir o estatuto, diretoria e datas das reuniões. Neste primeiro momento sempre esteve clara a expectativa quanto às atividades práticas e adequações do calendário de atividades obrigatórias ao período de férias. A atuação na diretoria de divulgação e eventos vem permitindo o desenvolvimento das habilidades de criação e comunicação da autora e aprofundamento sobre os temas apresentados.

Resultados: A liga universitária (LU) encontrou muitos alunos aparentemente interessados na temática, chegando a receber em suas reuniões 63 pessoas. Contudo esse número se reduziu para os atuais 25 ligantes participantes. Votação e aprovação do estatuto e estabelecimento do cronograma de palestras até o final do atual período letivo quinzenalmente. Definição das 5 unidades e médicos da ESF para realização das atividades práticas dos ligantes em Manaus/AM. Associação dos ligantes à Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade e à Associação Nacional de Ligas Acadêmicas de Saúde da Família e Medicina de Família e Comunidade. Criação do símbolo da Liga e seu bordado nos jalecos dos membros.

Conclusão ou Hipóteses: As atividades das LUs permitem o contato precoce dos acadêmicos com as especialidades médicas e, de modo especial, com a prática. Assim, é pertinente o surgimento de ligas que permitam esse confronto com o novo modo de fazer o atendimento médico e entender o paciente ambos presentes na MFC. A experiência de participação na LAMFAC é extremamente valiosa para a formação de seus membros.

Palavras-chave


Liga Acadêmica; Medicina de Família e Comunidade; Relato de Experiência

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.