Diferenças na atenção ao pré-natal entre unidades de Estratégia Saúde da Família e unidades tradicionais

Raul A. Mendoza-sassi, Juraci Almeida Cesar, Tarso Pereira Teixeira

Resumo


Introdução: A análise do pré-natal no Município de Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brasil, brinda uma excelente oportunidade para realizar essa análise, uma vez que a cidade ainda apresenta dois modelos de atenção primária no atendimento do SUS. A ESF está funcionando desde 2001, tendo atualmente 27 equipes. O estudo pode contribuir para o desenvolvimento e aperfeiçoamento da ESF, e acrescentar informações úteis para o planejamento de ações programáticas, dirigidas ao cuidado da gestante e da criança.

Objetivo: Este trabalho teve como meta avaliar diferenças na atenção ao pré-natal entre as ESFs e as unidades básicas de saúde (UBS) tradicionais na cidade de Rio Grande. Metodologia: Foi realizado um estudo transversal com todas as mulheres grávidas que tiveram partos entre 1o de janeiro e 31 de dezembro de 2007 e fizeram o pré-natal na rede municipal. Compararam-se os procedimentos recomendados pelo Ministério da Saúde, segundo modelo de atenção.

Resultados: dentre as 961 grávidas, as da ESF receberam em maior percentual alguns cuidados (uso de sulfato ferroso, vacina antitetânica, número de exames para HIV e sífilis). Outros procedimentos foram mais frequentes na ESF, mas estavam abaixo do valor recomendado (exame das mamas e prevenção do câncer cervical). As medidas de pressão arterial, altura uterina e de peso foram muito frequentes nos dois grupos. A identificação de gestantes no primeiro trimestre não alcançou 70%.

Conclusões: As gestantes atendidas da ESF têm um processo de atenção melhor, mas alguns dos procedimentos ainda estão abaixo das expectativas, sendo necessários mais esforços para melhorar a
qualidade do pré-natal realizado em ambos modelos.


Palavras-chave


Pré-Natal; Estratégia Saúde da Família; Atenção Básica Tradicional

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


                    

Este periódico é de responsabilidade das associações:

                     


Apoio institucional: