Perfil dos pacientes frequentadores do programa hiperdia de uma Unidade de Saúde da Família

Ananda Beatriz Munhoz Cretella, João Ricardo Martinelli, Karina Bittencourt Medeiros, Hernando Pereira, Camila Dal Pra Nunes

Resumo


Introdução: Devido a sua frequência na população geral, o conhecimento do perfil epidemiológico dos portadores de Hipertensão e Diabetes torna-se extremamente importante. Sua relevância é clara para o planejamento de medidas preventivas com enfoque populacional. Para a gestão de uma USF é importante que esses dados sejam conhecidos sobre a população de abrangência, pois pode refletir realidades diferentes em um cenário mais amplo.

Objetivo: Analisar o perfil epidemiológico de pacientes cadastrados no Programa Hiperdia da Unidade de Saúde da Família Guaraituba de Colombo-PR.

Casuística e Método: Foi realizada análise transversal retrospectiva via preenchimento de formulário de pacientes cadastrados no programa HiperDia de uma Microárea da Unidade de Saúde Guaraituba e que participaram de pelo menos uma das últimas três reuniões de maio a agosto de 2011 e aqueles que foram dispensados mediante justificativa. Os parâmetros analisados foram escolhidos por acadêmicos de Medicina do 5º da UFPR, preceptores de Internato de Saúde Coletiva, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e autoridade sanitária. Estes são: idade, sexo e distribuição no programa. Os prontuários físicos eram selecionados de acordo com a lista de presença das reuniões do Hiperdia e separados juntamente com os Agentes Comunitários de Saúde.

Resultados: Dos 114 pacientes avaliados, 76 eram mulheres (63%) e 44 homens (37%). A média de idade encontrada entre os participantes foi de 61 anos e a mediana de 60 anos. Dos pacientes avaliados, exclusivamente hipertensos perfaziam 65,38% dos participantes do programa, exclusivamente diabéticos 1,54% e hipertensos e diabéticos 26,25%. Foram identificados 8 pacientes (6%) que participavam do Programa e que não recebiam nenhuma medicação pela USF e 1 paciente com dislipidemia.

Conclusões: Como o esperado para um programa que avalia doenças crônicas como Hipertensão e Diabetes, a idade média ficou superior a 60 anos. A maior aderência de pacientes femininos ao programa também era esperada devido aos fatores socioculturais relacionados ao cuidado com a saúde. A prevalência de pacientes exclusivamente hipertensos pode ser explicada por sua maior prevalência na população brasileira e também pelo mais acessível método de screening populacional, sem necessidade de exames laboratoriais.


Palavras-chave


Epidemiologia; Epidemiology; Hipertensão; Hypertension; Diabetes

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


                    

Este periódico é de responsabilidade das associações:

                     


Apoio institucional: